Abraccine elege "Marte um" como melhor longa brasileiro de 2022

10/02/2023 17h09


Fonte G1

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarGabriel Martins, diretor do filme Gabriel Martins, diretor do filme "Marte Um"

O filme "Marte Um" foi escolhido como o melhor longa brasileiro de 2022 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine). A obra foi produzida e gravada na periferia de Contagem, na Região Metropolitana Belo Horizonte. O longa-metragem estrangeiro mais votado foi o britânico "Aftersun", de Charlotte Wells.

A premiação foi divulgada nesta semana, em transmissão via internet. Na avaliação dos críticos, "Marte Um" foi o filme brasileiro mais comentado do segundo semestre do ano passado, além de considerarem a obra também como "muito significativa".

O filme é dirigido pelo cineasta mineiro Gabriel Martins, 35 anos, da produtora Filmes de Plástico, e chegou a ser indicado pelo Brasil para a disputa do Oscar deste ano, mas não foi selecionado pela Academia.

A obra conta a história de uma família negra da periferia de Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, em um país que acaba de eleger como presidente um homem de extrema-direita.

Além disso, o longa mostra as lutas e tensões vividas pelo casal Tércia e Wellington e as descobertas dos filhos deles, Deivid e Eunice. O sonho do pai é que Deivid se torne um jogador de futebol famoso, mas o menino quer ser astrofísico e participar de uma missão em Marte, a ser realizada em 2030.

No elenco do filme, estão Rejane Faria, Carlos Francisco, Camilla Damião, Cícero Lucas, Ana Hilário, Russo APR, Dircinha Macedo, Tokinho e Juan Pablo Sorín.

"Marte Um" marcou a estreia de Gabriel Martins na direção solo de um longa. O primeiro filme dele, "No coração do mundo", foi uma parceria com Maurilio Martins.

Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: obra, filme, marte