17ª Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia leva 20 mil pessoas para o Brejinho

03/10/2023 12h39


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoZona Rural de Luís Correia ficou em festa com o evento que já está marcado no calendário luís-correiense.(Imagem:Divulgação)Zona Rural de Luís Correia ficou em festa com o evento que já está marcado no calendário luís-correiense.

A 17ª edição da Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia teve uma circulação de aproximadamente 20 mil pessoas durante os dias 27 a 30 de setembro. A região Brejinho, que fica localizada a 80 km do centro do município, ficou em festa, com shows de artistas nacionais que subiram ao palco instalado no Parque de Exposição, além da programação ao redor da produção da maior bacia leiteira do Norte do Piauí.

A prefeita Maninha Fontenele destaca que o evento é uma realização da Prefeitura de Luís Correia, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Seapa). “Este evento mostra toda a força produtiva da região Brejinho, que está tendo destaque com o queijo artesanal, que é uma delícia, todo mundo que prova, gosta. Levamos recentemente para a Feira dos Municípios e foi um sucesso. Com o apoio do Sebrae, nossos empreendedores estão maximizando a produção e ofertando um produto ainda melhor”, revela.

Valdemir Jr., secretário de Agricultura, destaca que o evento é como uma vitrine da produção leiteira de Luís Correia. “Para nós, é grande valor representar a classe dos produtores de leite, queijo e caprino da região. É algo que só cresce em nosso município e estamos aqui para apoiar”, acrescenta.

A planície litorânea firma-se como a Rota do Queijo, onde a região Brejinho, localizada na zona rural luís-correiense, é o ponto focal da produção. Fábricas da região têm capacidade de produzir até 5 toneladas de queijo por mês, e todo o queijo é comercializado para supermercados, mercantis e o próprio consumidor final, mostrando o potencial de crescimento e mecanização do processo, que é feito de forma essencialmente artesanal.

Com a parceria do Sebrae, a Prefeitura de Luís Correia apoia os empreendedores e fomenta a produtividade de laticínios, algo fundamental para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do município. Como consequência, mais emprego e renda em toda a cadeia produtiva, que vai do manejo do gado à produção do queijo, transporte, distribuição e comercialização.

Dez atrações nacionais e regionais

A programação da 17ª edição da Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia incluiu shows das bandas Mastruz com Leite, Zé Cantor, Levi Alvim, Zé Armando, Swing do Piseiro, Marcus Julião, CH Cantor, Avine Vinny, Danado de Bom e Thalia Ferreira. Na programação, concursos, oficinas e palestras enriqueceram o momento de festejar a produção leiteira do município.

No show da banda Mastruz com Leite, que aconteceu na quinta-feira (28), a prefeita Maninha Fontenele subiu ao palco e agradeceu a presença expressiva da população e dos turistas no evento.

Concursos

A 17ª edição da Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia foi marcada por concursos que premiaram a Rainha do Leite, o melhor queijo artesanal e os melhores produtores de leite bovino e caprino.

O II Concurso de Queijo Artesanal teve como vencedora Rita Martins Oliveira, além de Marta de Brito Pereira Fontenele e Maria de Jesus Veras com o segundo e terceiro lugar, respectivamente. No Concurso da Rainha do Leite, Milena Araújo recebeu a faixa de 2023. Clara Oliveira e Maria Karine ficaram em segundo e terceiro lugar.

No XVII Torneio Leiteiro de Bovinos e Caprinos, os vencedores foram: Levino Oliveira Brito (caprino), Edvaldo Nobrega de Sousa (vaca) e Onofre de Oliveira Sousa (novilha). A recordista, uma vaca da região, produziu, sozinha, em 24 horas, 73,5 kg de leite.

A 17ª Feira e Exposição Agropecuária de Luís Correia é uma realização da Prefeitura de Luís Correia, com trabalhos da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Departamento de Cultura e Arte (Deca), além do apoio dos deputados estaduais Dr. Hélio, Rubens Vieira e Coordenadoria Estadual de Desenvolvimento dos Territórios do Governo do Estado do Piauí.


Veja mais notícias sobre Cultura, clique em florianonews.com/cultura

Tópicos: evento, concursos, artesanal