10 fatos importantes que marcaram a história dos quadrinhos brasileiros

04/02/2020 09h57


Fonte Revista Galileu

Imagem: Komic-Kazi/Flickr10 fatos importantes que marcaram a história dos quadrinhos brasileiros. Acima: gibi de 1944(Imagem:Komic-Kazi/Flickr)

Produzidos no Brasil desde o século 19, os quadrinhos sempre tiveram um grande importância e influência na cultura brasileira. Apesar disso, apenas recentemente eles foram reconhecidos como parte relevante do mercado editorial pelo Prêmio Jabuti. Saiba quais foram os momentos mais marcantes para a indústria de histórias em quadrinhos brasileira, uma das principais responsáveis pelo incentivo à leitura no país.

1869

Considerada a primeira HQ do Brasil, As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de uma Viagem à Corte, de Angelo Agostini, conta a jornada de um caipira que se muda para a cidade.

1905

O jornalista Bartolomeu de Souza e Silva cria O Tico Tico, primeira revista brasileira dedicada a publicar somente histórias em quadrinhos. Com várias narrativas, a publicação circulou até 1977.

1934

Com a criação da revista Suplemento Juvenil, os leitores brasileiros têm a oportunidade de conhecer personagens famosos nos Estados Unidos, como Flash Gordon, Tarzan e Dick Tracy.

1964

Pouco depois de ser demitido do jornal O Cruzeiro e um mês após o golpe militar, Millôr Fernandes transforma sua coluna Pif-Paf em uma revista de crítica e humor que mistura ilustrações, tirinhas e textos.

1967

A Rede Bandeirantes adquire os direitos de exibição de The Marvel Super Heroes e faz parceria com a editora Ebal, que lança quadrinhos dos heróis Capitão América, Hulk, Thor e Homem de Ferro.

1970

Durante os anos 1960, Mauricio de Sousa publica tirinhas de personagens como Cebolinha, Cascão e Mônica. Em 1970, lança a primeira revista da Turma da Mônica — que hoje tem HQs, produtos e filmes.

1989

Com o sucesso do livro O Menino Maluquinho, lançado no início da década de 1980, o artista Ziraldo publica uma série de quadrinhos sobre o personagem. As revistinhas circularam até 2007.

2008

Chega às bancas a primeira edição de Turma da Mônica Jovem, dando início a uma série de histórias em forma de mangá sobre a adolescência da turminha criada por Mauricio de Sousa.

2015

É lançado o Social Comics, serviço de assinatura que possibilita aos leitores acessar de forma ilimitada seus quadrinhos favoritos por meio do desktop ou de tablets e celulares.

2017

O Prêmio Jabuti, principal premiação da literatura brasileira, institui a categoria Histórias em Quadrinhos. Até então, elas ficavam nas categorias de ilustração, capa, didático e paradidático.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook