-Por que Lady Gaga é exemplo de genialidade e Michael Phelps, não: o que os gênios têm em comum

04/04/2021 08h49


Fonte G1


Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEle até desenvolveu uma
 Ludwig van Beethoven tinha problemas para somar e nunca aprendeu a multiplicar ou dividir. Pablo Picasso não sabia o alfabeto, Walt Disney adormecia na sala de aula e Virgina Woolf não tinha permissão para ir à escola, apesar de seus irmãos terem sido mandados para a prestigiosa Universidade de Cambridge. Charles Darwin estava indo tão mal na escola que seu pai até disse que ele seria um constrangimento para a família e Albert Einstein se formou em física em quarto lugar em sua geração... de um total de cinco alunos.

Cada um deles não estaria à altura dos padrões acadêmicos de hoje e, ainda assim, todos entraram para a história por sua genialidade nas artes ou na ciência.

Mesmo muitos dos gênios de hoje - como Bill Gates, Bob Dylan ou Oprah Winfrey - abandonaram a escola e ainda assim alcançaram sucesso e reconhecimento em suas respectivas áreas.

"O QI (Quociente de Inteligência) e as notas acadêmicas são supervalorizados", diz à BBC News Mundo, o serviço de notícias em espanhol da BBC, o historiador musical americano Craig Wright, que passou mais de duas décadas estudando as personalidades mais brilhantes da história e do presente.

Wright acaba de publicar o livro "The Hidden Habits of Genius: Beyond Talent, IQ, and Grit—Unlocking the Secrets of Greatness" ("Os Hábitos Ocultos dos Gênios—Além do talento, QI e coragem, revelando os segredos da grandeza"), no qual detalha 14 traços que os gênios têm em comum.

Acontece que essa lista não inclui outras características usualmente associadas às conquistas excepcionais da humanidade, como possuir um enorme talento.

A definição de gênio varia de acordo com "a quem você pergunta e quando", reconhece Wright.

Segundo o especialista, "um gênio é uma pessoa com extraordinários poderes mentais cujas obras ou conceitos originais mudam a sociedade de uma maneira significativa para melhor ou para pior em todas as culturas e ao longo do tempo".

Ele até desenvolveu uma "fórmula de gênio": G = S x N x D.

Ou seja, gênio (G) é igual a quão significativo (S) é seu impacto ou mudança, multiplicado pelo número (N) de pessoas impactadas e por sua duração (D) no tempo.

Em outras palavras, para Wright, os maiores gênios são aqueles que causam o maior impacto sobre a maioria das pessoas e por mais tempo.

Nos anos em que lecionou o chamado "curso de gênio" na Universidade de Yale (Estados Unidos), Wright viu os alunos franzirem a testa ao ouvi-lo dizer que a cantora pop Lady Gaga é um exemplo contemporâneo de gênio ou que o atleta com mais medalhas olímpicas da história, o nadador Michael Phelps, não.

Ele também testemunhou seus alunos levantarem a mão quando foram questionados no primeiro dia de aula se gostariam de ser gênios. No fim do curso, no entanto, apenas muito poucos continuaram a expressar tal desejo.


Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: tempo, escola, wright