Uespi avalia concurso para professores e técnicos em 2027, diz novo reitor

23/01/2026 19h03


Fonte G1 PI

A realização de um novo concurso público para professores e técnicos está sendo avaliada a partir de um estudo técnico preliminar que deve embasar o planejamento orçamentário da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) para 2027. A informação foi confirmada pelo reitor Paulo Henrique Pinheiro, que tomou posse no cargo na terça-feira (20).

Paulo Henrique sucede o professor Evandro Alberto, que esteve à frente da universidade desde 2021. A nomeação foi oficializada em dezembro de 2025 pelo governador do Piauí, Rafael Fonteles.

Durante a cerimônia, também tomou posse a vice-reitora Fábia Buenos Aires, professora do curso de Direito da instituição. O mandato da nova gestão começou em janeiro de 2026 e vai até janeiro de 2030.

Paulo Henrique e Fábia Buenos Aires foram eleitos com 67,71% dos votos válidos, em uma disputa que contou com duas chapas. A segunda colocada, liderada pela professora Lucineide Barros, obteve 32,29% dos votos.

O resultado da eleição foi divulgado em 12 de novembro de 2025.

Segundo a reitoria, o estudo técnico em andamento avalia a necessidade de contratação de professores e técnicos especializados para atender às demandas dos 12 campi da Uespi.

O levantamento deve servir de base para o planejamento orçamentário da universidade na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2027, já que a eventual realização do concurso pode resultar em aumento do orçamento com despesas de pessoal.

Ainda de acordo com a nova gestão, o foco da universidade em 2026 será o fortalecimento das licenciaturas e dos cursos de bacharelado já ofertados.
Imagem: Ascom UespiUniversidade Estadual do Piauí - Uespi(Imagem:Ascom Uespi)Universidade Estadual do Piauí - Uespi

A criação de novos cursos de graduação deve ocorrer apenas após a consolidação e o fortalecimento das graduações existentes na instituição.

A reitoria também informou que já há autorização do governador Rafael Fonteles para iniciar o processo de implantação do primeiro restaurante universitário da Uespi.

A unidade deve ser instalada no Campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, que concentra atualmente mais de 4 mil estudantes, cerca de um terço do total de alunos matriculados em cursos regulares da universidade.

Quem é o novo reitor

Paulo Henrique Pinheiro é professor e tem formação em Odontologia, com mestrado e doutorado na área de Microbiologia e Imunologia. Na Uespi, já foi diretor do Centro de Ciências da Saúde, pró-reitor de Ensino de Graduação e pró-reitor de Planejamento e Finanças.

Além disso, atuou como superintendente de Educação Profissional e de Jovens e Adultos na Secretaria Estadual de Educação do Piauí (Seduc).

A vice-reitora Fábia Buenos Aires já foi pró-reitora de Administração da universidade e é professora do curso de Direito da Uespi.
Imagem: Reprodução/InstagramNovo reitor da Uespi, professor Paulo Henrique Pinheiro.(Imagem:Reprodução/Instagram)Novo reitor da Uespi, professor Paulo Henrique Pinheiro.