Sobrecarga no trabalho é o principal motivo de adoecimento mental, aponta pesquisa

06/09/2022 12h59


Fonte ClubeNews

Imagem: Pixabay54% dos pesquisados já sofreram com algum tipo de transtorno mental.(Imagem:Pixabay)54% dos pesquisados já sofreram com algum tipo de transtorno mental.

Uma pesquisa sobre saúde mental no mercado de trabalho apontou que a sobrecarga é o principal motivo de adoecimento mental. Ao todo, 43% disseram que esse foi o principal motivo de piora na sua saúde mental.

O relatório Saúde Mental pela Perspectiva das Pessoas Colaboradoras mostrou ainda que 31% adoeceram por conta da pressão por resultados e metas e outros 30% pelo sentimento de precisar estar disponível o tempo todo. A pesquisa foi realizada pela Talenses Group em parceria com a plataforma de saúde emocional Wellz e divugada pela Revista Você S/A.

Outro dado que chama atenção no estudo é que, do total de profissionais que participaram do levantamento, 54% já sofreram com algum tipo de transtorno mental, independente da relação com o trabalho. Para quase 36% foi necessário tomar uma atitude mais drástica, como a decisão de mudar de emprego.

Apenas 37% disseram ter recebido apoio de seus líderes nesse momento de adoecimento. Isso acende o alerta de como a maioria das empresas têm tratado o tema.

Vale lembrar que a partir de janeiro deste ano a Síndrome de Burnout ou “síndrome do esgotamento profissional”, como também é conhecida, passou a ser categorizada como doença do trabalho reconhecidamente para Organização Mundial de Saúde (OMS).

Ainda de acordo com a pesquisa, para mais de 70% dos entrevistados, as empresas oferecem mais ajuda a pessoas que adoecem por condições físicas, metabólicas, fisiológicas, doenças crônicas, do que por adoecimento mental.

Depoimentos

Na última semana, em postagem nas redes sociais, tratei sobre o tema saúde mental no mercado de trabalho e recebi muitos depoimentos privados de pessoas que se identificaram com o alerta para que empresas deem mais atenção aos cuidados com os colaboradores.

Em um dos depoimentos, uma pessoa afirma que ao contrário de ser acolhida, foi demitida quando retornou do afastamento motivado pelo adoecimento mental. Outra declara que sofre diariamente com os sintomas de ansiedade, toma medicamentos e faz terapia, mas teve medo de se afastar ou contar para os chefes com receio de sofrer preconceito no ambiente de trabalho.

Além destas, várias histórias de pessoas, conhecidas ou não, me deixaram estarrecida ao perceber que ainda estamos longe de tratar esse tema com a naturalidade e com a seriedade que merece.

Iniciativa importante

Aproveito o espaço para deixar aqui o registro de uma iniciativa muito importante no combate ao suicídio no Piauí e no Brasil. O médico psiquiatra Vicente Gomes, que também é articulista do portal ClubeNews, tem feito um trabalho brilhante com atendimento gratuito de pessoas com risco de tirar a própria vida.

A ação “Setembro Enlaçados Pela Vida” propõe fazer, em todos os 30 dias do mês de setembro, pelo menos um atendimento para quem teve uma tentativa de suicídio nos últimos dias ou quem esteja com planejamento suicida.

O médico conta que já teve a adesão de colegas psiquiatras e médicos que atuam na área para entrar nessa corrente do bem e ajudarem a salvar várias vidas. No Instagram, ele explica tudo sobre a ação. Confira!


Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos