Sine Piauà intermediou mais de 4 mil vagas de emprego e reforça inserção de piauienses no mercado
30/07/2025 09h40Fonte Governo do PiauÃ
O Sistema Nacional de Emprego no Piauí (Sine-PI) já intermediou 4.250 vagas de emprego em 2025. Do total, 2.377 trabalhadores foram encaminhados para processos seletivos e 507 já estão efetivados, segundo dados atualizados até o dia 29 de julho. O desempenho reforça o papel estratégico do Sine como ponte entre quem busca uma oportunidade no mercado e as empresas contratantes, com destaque para os setores de serviços, comércio e construção civil, os que mais têm gerado contratações.O superintendente do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Emprego, José Barros, fez um balanço das ações realizadas ao longo do ano até o momento. “Além das cartas de recomendação que encaminhamos às empresas, também oferecemos oportunidades de qualificação profissional. Muitas pessoas já receberam seus certificados após participarem desses cursos, o que amplia suas chances no mercado de trabalho. O Sine atua dessa forma: qualifica e faz a intermediação. As empresas disponibilizam vagas aqui no Sine, e nós fazemos o encaminhamento conforme o perfil de cada trabalhador e a exigência de cada vaga”, afirmou.
Imagem: Sine
Superintendente do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Emprego, José Barros.
Superintendente do Trabalho da Secretaria do Trabalho e Emprego, José Barros. Atualmente, o sistema conta com 175 vagas abertas, sendo 148 em Teresina. As oportunidades são atualizadas diariamente e estão disponíveis no site: portal.pi.gov.br/sine/vagas-de-emprego
O superintendente também destacou parcerias estratégicas para fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pelo Sine no Piauí. “Estamos em uma parceria com a Agência de Desenvolvimento Francesa, buscando conhecer melhor o sistema de intermediação de mão de obra da França, que é um dos mais modernos do mundo. Além disso, contamos com o apoio do Banco Mundial (BIRD) para equipar melhor nossas unidades, garantindo uma estrutura mais adequada para acolher o trabalhador que procura nossos serviços”, explicou José Barros.
Recentemente vinculado à nova Secretaria do Trabalho e Emprego, o Sine Piauí oferece uma série de serviços gratuitos voltados à empregabilidade, como intermediação de mão de obra, emissão da Carteira de Trabalho Digital, orientação profissional, qualificação, habilitação ao seguro-desemprego, entre outros.
Imagem: Sine
Marina Nery, gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine.
Marina Nery, gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine. Segundo Marina Nery, gerente de Intermediação de Mão de Obra do Sine, o primeiro passo para ter acesso às vagas é realizar o cadastro presencial. “Após o cadastro, o trabalhador já pode visualizar as vagas compatíveis com seu perfil, de acordo com sua qualificação e experiência. Ele pode acompanhar essas oportunidades pelo site, pela Carteira de Trabalho Digital ou diretamente em nossos postos de atendimento. Basta levar os documentos pessoais, certificados e comprovantes de experiência, que ajudam no encaminhamento”, destacou.
Marina também reforça que o Sine não é contratante, mas atua como intermediador entre empresas e trabalhadores. “As vagas são oferecidas pelas próprias empresas, que procuram o Sine na expectativa de encontrar a mão de obra ideal para seus quadros. Nosso papel é conectar essas demandas com os perfis disponíveis”, completou a gerente.
Confira a localização de todos os postos do Sine espalhados pelo Piauí: https://www.instagram.com/p/DEhzLtUx7Of/?img_index=1&igsh=MWh2NzJ6aWgzeXR3Zg==
Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos










