Prefeitura de Pedro II suspende concurso público após suspeita de fraude

06/05/2023 20h10


Fonte ClubeNews

Imagem: Prefeitura de Pedro IIPrefeitura de Pedro II suspende concurso público.(Imagem:Prefeitura de Pedro II)Prefeitura de Pedro II suspende concurso público.

O concurso público da Prefeitura Municipal de Pedro II (PI) está suspenso, após a prefeita municipal, Betinha Brandão, receber a informação de possível fraude no processo de seleção. A banca organizadora é a Gabriel Excelência.

Em nota, a prefeita informou que “a medida foi adotada em razão da necessidade de apuração por parte deste ente público de atos que chegaram ao seu conhecimento e que violariam a idoneidade do certame”.

O processo para provimento de vagas do quadro de servidores efetivos foi suspenso na sexta-feira (05). A prova objetiva para os cargos (ensino fundamental, médio e superior) aconteceu no dia 05 de março de 2023. Depois, após “a inconsistência das questões específicas aplicadas na Prova de Enfermeiro e questões específicas aplicadas na Prova de Professor de Inglês”, a banca anulou a prova objetiva – em sua totalidade – para os cargos de Enfermeiro e Professor de Inglês, com reaplicação no dia 19 de março de 2023.

Segundo a nota assinada por Betinha, “a suspensão tem o único objetivo de possibilitar o atendimento do interesse público nos exatos termos do que define a legislação brasileira, de maneira que, com a maior brevidade possível, alcançará o deslinde justo para o caso”.

Nas redes sociais, mais de 140 comentários aprovaram e desaprovaram a decisão da gestão municipal.

Ao responder na postagem, Fabiana Martins escreveu que conseguiu a aprovação após muitas horas de estudo. “Não acho justo anularem o concurso. Sou de outra cidade, gastei dinheiro com passagens, hospedagem e alimentação. Eu e outras pessoas na mesma situação ficaremos no prejuízo. Ah, sem falar nos danos psicológicos: frustação, desmotivação, ansiedade. Lamentável”.

Outra candidata também aprovada aproveitou a postagem para dar posicionamento. “A verdade vai prevalecer e os possíveis erros sanados, nós que estudamos para valer e fomos classificados vamos ficar na torcida para que tudo seja esclarecido”, disse Je?ssica Gomes.

Já a Denymha Gome comentou que a prefeita deveria fazer outro certame. “Muito bem, senhora prefeita, agora faça outro e com uma banca conhecida, que tenha credibilidade e com toda transparência do início ao fim”. Em outra publicação a candidata Jordana Freire relatou que a prova tinha “questões com resposta repetidas. Vários erros na prova”.

Após o anúncio da suspensão, a banca organizadora não emitiu nota até a publicação desta matéria.

LEIA A NOTA DA PREFEITA NA ÍNTEGRA

A Prefeita do município de Pedro II/PI, Betinha Brandão, comunica que, no uso de suas atribuições constitucionais e legais, SUSPENDEU os atos do Concurso Público Edital nº 001/2023, para provimento de vagas do quadro de servidores efetivos.

Comunica-se, ainda, que a medida foi adotada em razão da necessidade de apuração por parte deste ente público de atos que chegaram ao seu conhecimento e que violariam a idoneidade do certame.

Por fim, a Prefeita esclarece que a suspensão tem o único objetivo de possibilitar o atendimento do interesse público nos exatos termos do que define a legislação brasileira, de maneira que, com a maior brevidade possível, alcançará o deslinde justo para o caso.

PEDRO II/PI, em 05 de maio de 2023.


Tópicos: prova, concurso, nota