Polícia do DF suspende concurso após suspeita de irregularidade na desclassificação de candidatos

15/02/2023 09h27


Fonte G1

Imagem: Álvaro Costa/TV GloboPolícia Civil faz perícia em cena de homicídio no Guará, no DF.(Imagem:Álvaro Costa/TV Globo)

A Polícia Civil do Distrito Federal suspendeu o edital de um concurso para agente, aberto em 2020. A suspensão foi publicada no Diário Oficial do DF, desta terça-feira (14), e assinada pelo diretor da Escola Superior da PCDF, Yury Pereira Fernandes.

Segundo o texto, o concurso foi suspenso em razão dos procedimentos para o cumprimento da Decisão nº 5184/2022, do Tribunal de Contas do DF (TCDF), que trata de possíveis irregularidades na desclassificação de candidatos inscritos às vagas para pessoas com deficiência.

Ao g1, a Polícia Civil afirmou que o Cebraspe iria se manifestar sobre o assunto. Questionada, a instituição não se pronunciou até a última atualização desta reportagem.

A determinação do TCDF, de dezembro do ano passado, atende a uma representação do Ministério Público de Contas do DF (veja detalhes abaixo). O documento aponta que deveria haver a "reintegração de todos os candidatos habilitados a concorrer nas vagas reservadas para pessoas com deficiência na avaliação biopsicossocial que houverem sido desclassificados na avaliação médica".

Denúncia


Em agosto de 2022, o Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC-DF) entrou com uma representação junto ao Tribunal de Contas (TCDF) denunciando uma suposta "exclusão" de candidatos com deficiência (PcD) em concursos da Polícia Civil do DF, nos últimos certames para agente e escrivão, realizados em 2020.

Os candidatos "restaram eliminados da seleção pública na etapa de avaliação médica justamente com base na condição física que lhes permitira concorrer às vagas reservadas a PcD", segundo a representação.

O Ministério Público chama atenção para a baixa aprovação de candidatos com deficiência nos últimos concursos da corporação. Em 2013, em um concurso para agente da PCDF, de 37 candidatos PcD habilitados, apenas quatro foram considerados aptos nos exames biométricos e avaliação médica.

No mesmo ano, para o cargo de escrivão, de oito candidatos habilitados, apenas dois foram aprovados na etapa médica.

"Como consequência, a ínfima quantidade de candidatos PcD considerados aptos na fase em comento viabiliza que parte das vagas reservadas a esses indivíduos acabe destinada à ampla concorrência, jogando por terra o intento do constituinte e do legislador", apontam os promotores.


Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos

Tópicos: vagas, candidatos, concurso