Piauí cria vaga de emprego a cada 20 minutos em 2021, aponta Caged

26/10/2021 16h12


Fonte meionorte.com


Um novo emprego formal é criado no Piauí a cada 20 minutos. O índice foi calculado com base nos dados de geração de empregos com carteira assinada, esse ano, e que foram divulgados nesta terça-feira (26) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), órgão do Ministério da Economia. Conforme os números, de janeiro a setembro foram abertas 20.701 novas vagas de trabalho. Só no mês de setembro, foram criadas 2.838 vagas.

O mercado de trabalho formal piauiense vem registrando forte recuperação desde julho de 2020 – a exceção foi dezembro, que teve saldo negativo, de 139 vagas. Este é nono mês seguido de saldo positivo um reflexo da retomada da atividade econômica. E o bom resultado de setembro, último mês analisado, é fruto do saldo de 10.109 admissões e 7.271 demissões. No acumulado do ano, foram 87.266 de novas contratações no Piauí contra 66.565 desligamentos. 

A geração de novas vagas no mercado formal é um reflexo da retomada da atividade econômica. Além disso, o programa de manutenção do emprego e renda (BEm), que permite a suspensão de contratos de trabalho e redução de jornada e salários, com um período subsequente de estabilidade no emprego, contribui para a manutenção desses postos. As restrições para contenção da propagação do novo coronavírus no Piauí já estão mais flexíveis para o setor econômico, há pelo menos três meses.

Ainda de acordo com o levantamento do Caged em setembro, todos os setores econômicos piauienses tiveram saldo positivo. O destaque ficou por conta do setor de serviços que, sozinho, criou 1.281 vagas, ou seja, quase a metade do resultado registrado mês passado. O setor de serviços representa 75% do PIB do Estado. O comércio; com 852 novas vagas, e a construção civil; com 358 novos postos, foram os setores seguintes que mais geraram emprego formal.
 

Confira as últimas notícias sobre Concursos e Empregos: florianonews.com/concursos-e-empregos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vagas, emprego, trabalho