Justiça anula eliminação de candidatos do CNU por erro em gabarito
09/11/2024 10h29Fonte Tv Brasil
Imagem: Luh Fiuza/Metrópoles @luhfiuzafotografia
Justiça anula eliminação de candidatos do CNU por erro em gabarito.
Justiça anula eliminação de candidatos do CNU por erro em gabarito.A Justiça Federal do Tocantins determinou que seja anulada a eliminação dos candidatos que preencheram de forma errada o cartão de resposta da prova do Concurso Público Nacional Unificado. O Ministério Público entendeu que os fiscais passaram orientações equivocadas.
A decisão atende um pedido do Ministério Público Federal (MPF) que questionou a eliminação de quem não marcou corretamente o tipo de prova no gabarito, mas transcreveu a frase exigida no edital. Para o MP, os fiscais orientaram os candidatos de maneira equivocada, sem alertar a necessidade de marcar o tipo da prova no gabarito.
Já a União argumentou que as eliminações estavam dentro das regras do edital que exigiam o cumprimento das duas condições de segurança.
Segundo o juiz Aldemar Ares Pimenta, o candidato não pode ser eliminado caso tenha executado pelo menos uma das duas medidas de segurança.
O Ministério da Gestão diz que está analisando e que se manifestará no processo dentro do prazo estabelecido.
A previsão para o resultado final do CNU é 21 de novembro.
Por falar em provas, está chegando o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM, será no próximo domingo (10), quando os participantes vão resolver questões de ciências da natureza e matemática.
O gabarito oficial e os cadernos de questões serão divulgados no portal do INEP no dia 20 de novembro. Os candidatos que não puderam fazer o exame por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas podem pedir a reaplicação da prova do dia 11 a 15 de novembro.












