Concurso público de Luís Correia pode ser anulado por irregularidades

02/08/2013 14h00


Fonte G1 PI

O concurso público realizado entre os anos de 2010 e 2011, no município de Luís Correia, a 338 Km ao Norte de Teresina, pode ser anulado devido algumas irregularidades encontradas pela Controladoria Geral e a Procuradoria Geral do município. Uma auditoria foi realizada para analisar alguns pontos do concurso realizado ainda na gestão do ex-prefeito Francisco Araújo Galeno, o ‘Kim do Caranguejo’.

De acordo com Mauro Monção da Silva, procurador geral do município, a solicitação da auditoria para ter acesso aos documentos do concurso, que garantiu emprego a 220 profissionais, foi feita pela atual prefeita Adriane Magalhães Prado.

“Um dos erros está a ausência da criação de cargos através de lei, sendo que essas estabelecem as regras do concurso. Uma era inconstitucional e a outra não tinha validade porque não estava na data de vigência, que seria em 2012. A comissão organizadora do concurso não existiu, pois algumas pessoas não sabiam sequer que tinham sido nomeadas. Outra irregularidade foi o descumprimento na convocação dos aprovados pela ordem de classificação”,
disse o procurador.

Mauro Monção citou ainda que houve fraude no processo licitatório referente a arrecadação do valor das inscrições. “O valor arrecadado pela empresa realizadora do concurso caiu direto na conta da própria empresa, quando deveria cair na conta da prefeitura e só depois repassado ao instituto”, argumentou.

Uma professora aprovada no concurso, mas que preferiu não se identificar, argumenta que se houver irregularidades os convocados não podem ser punidos. “Não podemos pagar por uma coisa que não fizemos. Estudamos, nos dedicamos muito tempo para passar no concurso e dizer que agora podemos ficar desempregados é um absurdo. O concurso que deveria nos dar estabilidade já não é mais confiável?”, indagou a professora.

Ainda de acordo com o procurador do município, uma audiência será marcada em breve para definir a situação.