Concurso INSS: banca organizadora pode ser divulgada em 15 dias

09/07/2022 09h25


Fonte 180graus.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarConcurso INSS: banca organizadora pode ser divulgada em 15 dias(Imagem:Divulgação)Concurso INSS: banca organizadora pode ser divulgada em 15 dias

O novo concurso do Instituto Nacional do Seguro Social, da Perícia Médica Federal (INSS), já tem possível comissão organizadora formada. A equipe foi constituída na última quarta-feira (06/07) , de acordo com uma portaria publicada no sistema interno da autarquia e que circula na internet. Segundo o documento, a comissão tem um prazo de 15 dias finalizar os trabalhos, evidenciando a possibilidade de definir a banca neste período. As informações são do Correio braziliense.

O diretor de Gestão de Pessoas do INSS, Jobson de Paiva, confirmou a veracidade das informações ao professor Deodato Neto, conhecido em Brasília no universo dos concursos públicos. Segundo ele, o documento que designa os nomes que integram a comissão responsável por regulamentar o concurso será divulgado nas próximas semanas.

Vale lembrar que a portaria que autoriza a realização do certame, publicada em junho deste ano, define que a banca organizadora seja definida no prazo de 60 dias, ou seja, a empresa escolhida poderá ser anunciada até agosto deste ano. A informação foi comunicada pelo Ministério do Trabalho e Previdência Social. Contudo, o projeto básico estima que este processo dure menor tempo.

O órgão tem aval para o provimento de 1.000 oportunidades nas carreiras de técnico do Seguro Social do quadro de pessoal do Instituto, que exige certificado de conclusão do do ensino médio. Segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, o salário inicial é de R$ 6,5 mil. O certame foi solicitado ao Ministério da Economia em abril deste ano, no qual era esperada a autorização de 7.575 vagas sendo 6.004 para técnico e 1.571 para analista.

Concurso será de nível médio

O Diretor de Gestão de Pessoas do INSS, Jobson de Paiva, afirmou que o concurso autorizado para o órgão será de nível médio, mesmo com as movimentações que visam a mudança do nível de escolaridade. “O que há e como está colocado na Lei, é um cargo de nível médio. Então, tudo indica que não haveria tempo suficiente para alteração legislativa, por exemplo, e que continuará sendo um cargo, por ora, de nível médio”, afirmou Paiva. A informação foi dada durante entrevista ao canal do professor Deodato Neto.

Durante a entrevista, o diretor também comentou sobre as provas e a convocação dos aprovados. Segundo ele, há uma possibilidade do certame ser composto por redação. Em relação às disciplinas o diretor ressaltou que a autarquia daria um enfoque na matéria Direito Previdenciário. Ele também revelou que terá curso de formação pela primeira vez “Nosso ministro quer mais qualificação nessa entrada, então sim, esse vai ser o primeiro concurso de técnico do INSS com curso de formação”.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: inss, concurso, comiss?o