Concurso Funai: mais de 150 vagas para nível médio; conheça o cargo e os requisitos

12/05/2023 13h47


Fonte G1

Imagem: Blog AlfaConAlém do cargo de nível médio, o novo concurso Funai oferecerá vagas para cargos de nível superior.(Imagem:Blog AlfaCon)Além do cargo de nível médio, o novo concurso Funai oferecerá vagas para cargos de nível superior.

O concurso Funai já está autorizado e contará com 502 vagas. Desse total, 152 vagas são destinadas para o cargo de nível médio Agente em Indigenismo. Esse será o único cargo de nível médio ofertado pelo edital, o que sugere uma alta procura por parte dos concurseiros.

E quem está interessado em concorrer a uma das vagas já deve ficar atento aos requisitos e exigências para o cargo. A vaga para o cargo “Agente em Indigenismo” exigirá dos candidatos a formação em nível médio completo.

A remuneração para o cargo é de R$ 5.349,07, além de benefícios como auxílio-alimentação, entre outros previstos em lei.

O cargo “Agente em Indigenismo” aguarda aprovação de uma Medida Provisória (MP) para que possa ser reestruturado e regulamentado. A MP já foi encaminhada para o Ministério dos Povos Indígenas e deve ser aprovada ainda neste primeiro semestre, visto que o edital tem prazo para ser liberado.

Com isso, os novos servidores e os que já atuam no ministério poderão contar com um plano de salário e de carreiras estabelecido, assim como melhores condições de trabalho.

O que faz um Agente em Indigenismo?

Os candidatos aprovados ao cargo de agentes em indigenismo serão responsáveis por realizar atividades voltadas ao planejamento, organização, execução, avaliação, apoio técnico e administrativo especializado nas atividades inerentes ao indigenismo.

Cabe ainda ao cargo, a função de executar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações especializadas, assim como orientar e controlar os processos voltados à proteção e à defesa dos povos indígenas.

O Agente em Indigenismo também é responsável pelo acompanhamento e fiscalização das ações desenvolvidas em terras indígenas.

Quando sai o edital do Concurso Funai?

Com a autorização, o Ministério dos Povos Indígenas tem seis meses para publicar o edital, ou seja, até dia 02 de novembro. Já o prazo para as provas é de dois meses após a divulgação do edital, em janeiro de 2024.

O próximo passo, antes da publicação do edital, é a escolha da banca que será responsável pelo concurso e a formação da comissão que organizará o edital.


Confira as últimas notícias sobre Concursos e Empregos: florianonews.com/concursos-e-empregos
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vagas, cargo, concurso