Concurso do INSS: inscrições são prorrogadas até esta terça

04/10/2022 08h59


Fonte G1

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou as inscrições do concurso público para 1.000 vagas de técnico do seguro social até esta terça-feira (4). A data da prova, no entanto, se manteve a mesma, ou seja, 27 de novembro.

O cargo de técnico do seguro social do INSS exige nível médio de escolaridade. O salário é de R$ 5.905,79.
Do total de vagas, 5% são destinadas a pessoas com deficiência (90) e 20% a pessoas negras (202).

As inscrições podem ser feitas agora até as 23h59 de 4 de outubro pelo site https://www.cebraspe.org.br/concursos/inss_22. A taxa é de R$ 85, que poderá ser paga até o dia 21 de outubro.

Poderão pedir isenção total do valor da taxa de inscrição os candidatos com cadastro atualizado no Cadastro Único (CadÚnico) ou que sejam doadores de medula óssea reconhecidos pelo Ministério da Saúde. O prazo de inscrição para esse grupo é o mesmo de quem tem condições de pagar a taxa.

No caso do pedido de isenção de taxa, foram prorrogadas ainda as seguintes etapas:
  • Consulta à situação provisória da solicitação de isenção de taxa de inscrição: das 10h de 11 de outubro às 18h de 13 de outubro
  • Interposição de recursos contra o indeferimento da solicitação de isenção de taxa de inscrição: das 10h de 12 de outubro às 18h de 13 de outubro
Os aprovados serão convocados, de acordo com a classificação, para trabalhar nas 1.598 agências da Previdência Social espalhadas pelo país. Ou seja, eles serão lotados em qualquer agência pertencente à gerência executiva do INSS à qual optou por concorrer.
  • Clique aqui para ver a relação completa de agências no país por gerência executiva.
Entre as atividades que serão executadas pelos técnicos estão o atendimento ao público, orientação, informação e conscientização previdenciária e ações relacionadas ao reconhecimento de direitos previdenciários.

O ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, prevê que o número de inscritos no concurso chegue a 1,5 milhão de pessoas.


Veja mais notícias sobre Concursos e Empregos, clique em florianonews.com/concursos-e-empregos

Tópicos: inss, vagas, taxa