Concurso do Corpo de Bombeiros divulga lista de convocados para próxima etapa de seleção

22/07/2023 22h26


Fonte Governo do Piauí

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarGoverno do Piauí vai dobrar o efetivo da corporação; 200 serão chamados este ano e outros 200 em 2024. Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros.(Imagem:Divulgação)Governo do Piauí vai dobrar o efetivo da corporação; 200 serão chamados este ano e outros 200 em 2024. Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros.

O Núcleo de Concursos e Promoções de Eventos da Uespi (Nucepe) divulgou, no último dia 19, a lista dos convocados para terceira etapa do concurso que vai mais que dobrar o efetivo do Corpo de Bombeiros. A fase é dos exames médico e odontológico.

Os convocados devem comparecer entre os dias 8 e 15 de agosto no Hospital da Polícia Militar para os exames. Após essa fase, seguirão as etapas de exame de aptidão física, avaliação psicológica e investigação social. A previsão é de que em novembro sejam concluídas todas as etapas, que são eliminatórias.

Em dezembro, os 200 selecionados irão iniciar o curso de formação de soldados, no qual aprenderão as técnicas do Corpo de Bombeiros. Após essa fase, que deve durar cinco meses, os aprovados serão nomeados pelo governador Rafael Fonteles.

Em seguida, outros 200 classificados do cadastro de reserva serão chamados para as etapas seguintes. Até o fim de 2024, o Corpo de Bombeiros terá 400 novos profissionais, mais que o dobro do existente hoje (330). Essa é a maior seleção e o maior concurso da história do Corpo de Bombeiros.

Além do aumento do efetivo, o Corpo de Bombeiros passa por outros investimentos. No último dia 18 de julho, o governador Rafael Fonteles, durante as comemorações dos 79 anos da instituição, anunciou a entrega de mais equipamentos e de uma nova escada magirus. Além disso, a corporação está expandindo para vários municípios, como Corrente, Uruçuí, Bom Jesus e Esperantina.

O Corpo de Bombeiros do Piauí é a instituição responsável pela proteção, salvamento e prevenção de incêndios no território piauiense. São profissionais envolvidos no atendimento a emergências médicas, resgate em áreas de difícil acesso, salvamentos aquáticos, entre outras operações de resposta a desastres.

Os bombeiros piauienses também são treinados para lidar com situações de emergência, como incêndios em residências, empresas ou florestas, acidentes automobilísticos, inundações, desabamentos e outros incidentes que representem risco à vida e ao patrimônio.

Confira aqui a lista dos convocados.