Caetano Veloso receberá título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha

01/04/2023 09h14


Fonte O Globo

Imagem: Maria Isabel PimentaCaetano Veloso receberá título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca em setembro.(Imagem:Maria Isabel Pimenta)Caetano Veloso receberá título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca em setembro.

O cantor Caetano Veloso receberá o título de doutor honoris causa da Universidade de Salamanca, na Espanha, em setembro deste ano. A honraria será concedida ao brasileiro em cerimônia solene, feita em latim e presidida pelo reitor da instituição Ricardo Rivero.

A candidatura do brasileiro foi apresentada pela Faculdade de Filologia e pelo Departamento de Filologia Moderna em abril do ano passado. O professor de Filologia Galega e Portuguesa Pedro Serra foi o responsável pela iniciativa de homenagear o artista, definido como cantor, compositor, arranjador, produtor musical e escritor.

O portal local Salamanca 24 horas define Caetano Veloso como “um dos melhores músicos mundiais dos séculos XX e XXI, integrando uma constelação muito seleta” com “figuras de estatura universal como Bob Dylan, John Lennon, Paul McCartney ou Patti Smith. A publicação também menciona outros músicos brasileiros, como Tom Jobin, Gilberto Gil, Milton Nascimento e Djavan.

A publicação destaca, ainda, a extensa produção artística do brasileiro, com “mais de 50 discos” e “uma obra enorme e brilhante que ainda está viva quando comemora 50 anos de carreira”.

Caetano Veloso levará a turnê “Meu Coco” para pelo menos cinco grandes cidades da América Latina a partir de junho. São elas: Buenos Aires, Córdoba e Rosário (na Argentina); Santiago do Chile e Montevidéu, no Uruguai.

Depois, em setembro, o músico embarca para a Europa, onde, além da honraria a ser recebida em Salamanca, se apresentará em espaços nobres como as filarmônicas de Paris e Hamburgo (França e Alemanha, respectivamente), Ópera de Monte Carlo (Mônaco) Royal Theather Carré (Amsterdã), Palácio de Congresos (Espanha) Victoria Hall (Suíça) Oslo Konzerthaus (Noruega), dentre outros.

Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews