Agatha fala da decisão de não ter filhos e bissexualidade de Simas: "Não é uma questão"

10/09/2023 13h24


Fonte Extra

Imagem: Brunno RangelA atriz Agatha Moreira(Imagem: Brunno Rangel)A atriz Agatha Moreira

Quem tem acompanhado a desenvoltura de Agatha Moreira para dar vida à Graça de “Terra e paixão” pode nem perceber, mas entre a patricinha de Nova Primavera e a carioca de 31 anos há apenas uma coisa em comum: o gosto pela moda. A personagem, que tem dado o que falar entre os fãs da novela, engrossa a lista de antagonistas criadas por Walcyr Carrasco especialmente para a triz, que viveu, por exemplo, a Josiane de “A dona do pedaço” e a Giovanna de “Verdades secretas”, ambas tramas do autor.

— É uma coisa do Walcyr, né? Não consegue me deixar quietinha em uma novela, tenho que estar sempre aprontando (risos) — diverte-se Agatha, que, apesar das armações em cena, conta que tem recebido mensagens de quem vibra pelas conquistas da dona da butique na ficção: — Por incrível que pareça, há quem torça por ela! Estou gostando muito do retorno que tenho recebido.

Está prevista para esta semana a sequência em que Graça dá à luz o filho que ela afirma ser herdeiro da família La Selva, mas que, na verdade, é de Marino (Leandro Lima). Até o dia em que Agatha conversou com a Canal Extra, na tarde da última terça-feira, a cena ainda não havia sido gravada, mas a atriz confessou estar tensa para o momento:

— É minha primeira cena de parto, estou nervosa! Mas já gravei com o bebê e foi muito gostoso! Sou apaixonada por criança, amo o filho dos outros. O neném (filho de Graça) é muito tranquilo, risonho, mesmo num ambiente diferente e cheio de luz. Fizemos tudo o mais rápido possível na hora que ele chegou para não incomodar muito.

A maternidade, ao menos por ora, se restringe à ficção. Agatha, namorada do também ator Rodrigo Simas, até tinha a vontade de ter filhos, mas a decisão dela vem mudando com o passar dos anos.

— Ter filhos foi caindo em desencanto para mim. Acho que nós (as pessoas em geral) levamos tanto tempo para se cuidar, se querer bem e se amar... Eu estou muito nessa fase, até um pouco egoísta mesmo. Quero me dedicar a mim mesma — explica ela, que ainda não bateu o martelo sobre o futuro e cogita congelar os óvulos: — O “para sempre” e o “nunca mais” não cabem na minha vida. Tem horário para congelar óvulos? Não (risos). Mas vou pesquisar sobre o assunto, aproveitar que estou aqui no Rio direto. A gente pelo menos tem esse respaldo né, vai que eu mudo de ideia lá na frente.

A ideia do casamento tradicional, de véu e grinalda, é outro ponto não compartilhado entre Agatha e Graça.

— A primeira coisa que não faz sentido para mim é gastar tanto dinheiro em uma noite só, principalmente com ela durando seis horas. Eu me conheço, sou inimiga do fim! Numa festa, sou a última a sair. Imagina eu sendo expulsa do meu próprio casamento pela equipe! E já me vesti de noiva tantas vezes na vida, fui modelo de catálogo de noivas... Acho que nada mais me encanta, sabe? E casada, casada, eu já sou, né?! — reflete a atriz.

Agatha e Rodrigo estão juntos há quase cinco anos e decidiram morar juntos na pandemia. Segundo a atriz, é o relacionamento mais longo de sua vida.

— Hoje vejo amigos e pessoas próximas com relações que têm um formato que não me cabe mais... De não poder ir a algum lugar ou falar algo, por exemplo. A nossa relação é baseada na verdade e no diálogo — diz ela sobre o segredo para esse envolvimento mais duradouro, que por vezes também é marcado pela saudade (no momento desta entrevista, por exemplo, Rodrigo estava numa viagem de férias, enquanto ela segue o ritmo intenso de gravações de “Terra e paixão”): — Foi o que eu falei para ele uma vez: “Entendo que é nosso trabalho, que nossa vida é assim, mas isso não deixa de doer. Então temos que aprender a lidar com esse sentimento”. Para driblar, a gente faz chamada de vídeo quando dá, troca mensagens todo dia, e é isso.
Imagem: Reprodução/InstagramA atriz Agatha Moreira e o ator Rodrigo Simas.(Imagem: Reprodução/Instagram)A atriz Agatha Moreira e o ator Rodrigo Simas.

Em entrevista ao Sessão Extra, na época da estreia da peça “Prazer, Hamlet” no Rio, em março deste ano, Rodrigo falou pela primeira vez sobre ser bissexual. O assunto repercutiu não só na mídia e entre os fãs do casal, mas, conta a atriz, também foi um tópico em casa:

— Sabíamos que um dia esse momento chegaria, e eu já tinha dito que estaria sempre ao lado dele. Fiquei feliz com a repercussão que teve, com o apoio e o carinho de muita gente. Para nós, é difícil ver como isso ainda é algo visto como fora de um “normal”, é muito triste. Para a gente, isso realmente não é uma questão. Se é amarelo ou vermelho, tudo são cores.

Loucuras por amor? Não, obrigada!

Antes de Rodrigo, a capricorniana viveu outros amores e chegou a levar fora, como já vimos acontecer com Graça. Apesar de ter ficado mal na época, ela lembra que não reagiu como sua personagem, que não aceita perder seus pares. Loucura por amor mesmo, diz a atriz, só se for para si própria:

— Gosto de provas de amor, surpresas... Mas algo como largar tudo por alguém não existe para mim. Acho que a maior loucura que já fiz foi aceitar me manter em um relacionamento abusivo no passado. Na verdade, não via isso como loucura porque na época era muito normalizado. Mas, apesar de ter passado por isso, venho aprendendo a me priorizar cada vez mais desde nova.

Por falar em Graça e seus pares, as cenas quentes entre eles têm feito sucesso com o público. Agatha brinca que já tem “um catálogo de coreografias” para esse tipo de sequência por já ter experimentado muitas gravações do tipo, principalmente em “Verdades secretas”. Ela detalha:

— Sendo uma novela das nove, essas cenas têm que ser mais leves, e aí fica ainda mais tranquilo para mim. Hoje me sinto mais respaldada no lugar de já saber como é melhor, o que funciona ou não, como eu fico mais protegida.

Na novela das nove, Graça já se envolveu com Marino, Daniel (Johnny Massaro), Caio (Cauã Reymond) e Jonatas (Paulo Lessa).

— Para que um par romântico só se a Graça pode ter quatro?! — brinca a intérprete da patricinha, que tem deixado o público dividido quanto à torcida por um casal: — Eu mesma torço é para que ela se ame mais e seja feliz com o que tem. Acho lindo ela ter o sonho de se casar e ter uma família, mas isso, em algum lugar, acaba tornando-a uma pessoa dependente. Coloca a felicidade dela na mão de coisas que não pode controlar.

Gastadeira? Jamais!

Para além do sonho de casar e ter filhos, a maior motivação das atitudes de Graça na trama é grana — e isso vem de família, já que seus pais, Tadeu (Claudio Gabriel) e Gladys (Leona Cavalli), não costumam medir esforços para manter as aparências. A família da patricinha está quebrada e vê na união dela com um herdeiro endinheirado a saída para os problemas. A carioca lembra que também já se viu endividada, mas conta ter escolhido um caminho diferente e muito mais promissor: focar no trabalho.

— Minha sorte é que eu trabalhava como modelo e a agência não podia me deixar passar fome. Mas tive uma boa dívida — conta Agatha, explicando como funcionava a dinâmica em sua primeira profissão: — Você acaba se endividando porque a agência superfatura em cima, o que é louco. Como modelo, você já sai do Brasil devendo porque tem que pagar a passagem, o book que será impresso, a embalagem das fotos, o aluguel lá fora... E aí tem que trabalhar dez vezes mais para conseguir pagar tudo. Então, a vida toda eu tive muito cuidado em relação a dívidas. Passei a usar cartão de crédito recentemente, por exemplo. Antes eu só usava débito porque pensava: “Não tenho dinheiro agora, então não vou gastar”. Sempre gastei só o que eu podia, metade do que eu ganhava, e o resto eu guardava. Sempre fui muito cautelosa. Graças a isso, hoje posso me dar pequenos luxos, mesmo ainda sendo bem mão-de-vaca.
Imagem: Brunno RangelA atriz Agatha Moreira(Imagem:Brunno Rangel)A atriz Agatha Moreira

Atualmente, as publicidades garantem um dinheiro extra que faz toda a diferença no orçamento, conta a própria atriz, que nasceu e cresceu em Olaria, na Zona Norte do Rio.

— Minha família sempre trabalhou muito e fez tudo para que eu tivesse uma boa criação. E sou muito grata por isso, porque hoje me vejo independente como eu sempre sonhei, forte para aguentar muitos trancos graças à vida que tive — lembra ela, que recentemente realizou um sonho do pai, Antônio: — Ele morava em Olaria até este ano e acabou de se mudar. Comprei uma casa para ele onde nasceu, no Ceará. Meu pai já está com 82 anos e tinha muito essa vontade de voltar para lá, onde também tem família.

Em casa, Agatha experimentou uma relação bem diferente da que sua personagem tem com os pais da ficção. Os da atriz são separados e sempre a apoiaram.

— Graças a Deus não tenho pais deslumbrados, gananciosos! Nunca se meteram na minha vida financeira, nunca deixaram de me apoiar. Sempre me exigiram respeito com eles, então fui uma filha bem obediente e responsável. Até na questão de viajar como modelo, a primeira vez que fui eu tinha só 17 anos, e eles me apoiaram. Admiro essa força, imagino que tenha sido difícil para eles — reflete a artista, que tem dois irmãos com idades distintas: — A minha irmã (por parte de pai, de 50 anos) Cristiane é muito mais velha que eu! Ela e minha mãe (Enilda, de 51) têm quase a mesma idade. E meu irmão (por parte de mãe) Augusto tem 17. É uma relação diferente, não tivemos aquelas brigas e implicâncias.

Sonho da casa própria

No ensaio exclusivo para esta reportagem, Agatha aparece bem mais básica do que sua personagem na TV — apesar do cabelo loiro com extensão, que a atriz colocou somente por conta do papel em “Terra e paixão”. É desse jeito, aliás, que ela mais se sente confortável.

— Se vocês me vissem agora enquanto dou esta entrevista... Minha situação é legging com uma camisa “véia” (risos). Gosto de ficar em casa, sem maquiagem, jogando conversa fora com os amigos com quem me sinto à vontade — descreve ela, que depois que passou dos 30 anos resolveu investir mais nos cuidados pessoais: — Voltei para a terapia este ano e está sendo muito bom. Aprendi a me organizar, elencando a análise e a academia como prioridades na agenda por conta da minha saúde física e mental, coisa que eu não fazia.

E se o sonho de Graça é conseguir se casar com um dos La Selva e ter uma família, qual seria o de Agatha?

— Se um dia eu tiver a oportunidade de fazer um papel fora do Brasil vou ficar muito feliz, principalmente se for na Espanha, país que eu amo! Tenho o sonho de ter uma casa própria também e de ser avó em cena, exercendo minha profissão até ficar bem velhinha!

 

Confira as últimas notícias sobre Celebridades: florianonews.com/celebridades
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: agatha, atriz, modelo