Estádio do Napoli é agora oficialmente de Diego Armando Maradona

14/12/2020 00h48

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com



Imagem: ReproduçãoA câmara municipal italiana renomeou o San Paolo com o nome do maior ídolo da história do clube.(Imagem:Reprodução)A câmara municipal italiana renomeou o San Paolo com o nome do maior ídolo da história do clube.

O estádio San Paolo do Napoli passou a ser oficialmente o "Diego Armando Maradona", (palco de grandes jogos no passado e até os dias atuais, jogs estes que muitos apaixonados por futebol aproveitam para se divertir em sites de games e comparar resultados, como no Apostagolos melhor comparação de apostas desportivas) depois que a mudança de nome unânime foi aprovada nesta sexta-feira na Prefeitura desta cidade do sul da Itália em homenagem ao seu lendário número 10, que morreu no dia 25 de novembro, conforme anunciado pela instituição.

“Maradona encarnou o símbolo da redenção de uma equipa que, nos anos mais sombrios, demonstrou que é possível erguer-se, vencer e triunfar, ao mesmo tempo que oferece uma mensagem de esperança e beleza a toda a cidade”, diz a resolução aprovada hoje.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarDiego Maradona(Imagem:Reprodução)Diego Maradona

O San Paolo perde o nome para dar lugar ao "D10S" após a votação de uma resolução que aprovou a mudança por unanimidade, proposta pelo prefeito, Luigi de Magistris.

No ato o jogador foi lembrado como “o maior futebolista de todos os tempos que, com seu imenso talento e magia, homenageou a camisa do Napoli durante sete anos, dando-lhe dois campeonatos e outras taças de prestígio e recebendo amor eterno em troca da cidade."

Essa mudança se soma às muitas homenagens que a equipe e a cidade lhe prestaram.

Já neste domingo, o Napoli enfrentou a partida do campeonato contra a Roma com uma camisa especial com listras brancas e azuis para homenagear a Argentina del pibe, o eterno símbolo do clube napolitano.

E ao chegar aos 10 minutos, como já acontecia em outras partidas da nona rodada da Série A, o árbitro interrompeu o jogo para que as duas equipes e sua comissão técnica dessem longos aplausos ao Pibe de Oro.

No Coliseu Napolitano existe também um cartaz preso a um anel com o lema: “A tua morte foi uma pancada no peito, uma dor no coração. Napoli promete-lhe um amor eterno ».

Entre tantos jogos de Maradona pelo clube, 2 grandes marcaram a memória dos torcedores do Napoli, foram eles:

1985 - Napoli 1 x 0 Juventus


Quando chegou à Itália em 1984 prometendo dar o primeiro Scudetto ao Napoli, Maradona ouviu que antes de pensar em título era preciso ganhar da Juventus. E o símbolo desse crescimento do time do Norte do país veio no ano seguinte.

Em duelo no estádio San Paolo, Maradona levou a torcida napolitana à loucura om um dos gols de falta mais lembrados da história. Não se tratava de uma falta direta, mas sim de um lance de dois toques dentro da área alvinegra. 

Pois com um espaço pequeno entre a bola e o goleiro, Maradona conseguiu uma curva que parecia impossível para superar a barreira e marcar o gol que garantiu a vitória de 1 a 0.  

1988 - Napoli 4 x 1 Milan

Na temporada 1988/89, a Juventus já não era a equipe a ser batida na Itália. Naquele momento, o grande time do país e da Europa era o Milan comandado por Arrigo Sacchi e que tinha os holandeses  Gullit e Van Basten. Em novembro de 1988, o Napoli aplicou uma goleada no rubro-negro no San Paolo.

Maradona teve uma jornada mágica. Deu uma assistência e fez um golaço de cabeça de fora da área conseguindo superar com inteligência a famosa linha de impedimento que era marca daquele Milan revolucionário. O brasileiro Careca anotou dois gols nessa partida que terminou em 4 a 1 para o Napoli.

Tópicos: clube, maradona, napoli