Polícia desvenda esquema de tráfico e cumpre 102 ordens judiciais durante a "Operação Efialtes"

07/12/2022 09h04


Fonte G1

Imagem: Polícia CivilA Polícia Civil cumpriu 102 ordens judiciais durante a A Polícia Civil cumpriu 102 ordens judiciais durante a "Operação Efialtes".

Na manhã desta quarta-feira (7), a Polícia Civil cumpriu 102 ordens judiciais durante a “Operação Efialtes", para investigar a violação de lacres e troca de drogas, que foram apreendidas e incineradas em abril, no município de Cáceres, a 220 km de Cuiabá. Além de Mato Grosso, foram realizados mandados em Rondônia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Goiás.

Segundo a Polícia Civil, na ação foram cumpridos 39 mandados de prisão preventiva, 59 buscas e apreensões, quatro ordens de suspensão de atividades econômicas de empresas utilizadas para lavagem de dinheiro, sequestro de 14 veículos e quatro imóveis, além do bloqueio de R$ 25 milhões.

A polícia recebeu a notificação de que, durante a incineração de drogas realizada pela Delegacia Especializada da Fronteira (Defron), no dia 19 de abril, em Cáceres, havia embalagens de drogas violadas. De acordo com a polícia, em alguns envelopes tinha substituição de parte do material, com areia e gesso, por exemplo.

A corregedoria determinou inspeção à sala da Defron, onde são armazenadas as drogas apreendidas, e também foi encontrada uma embalagem de plástico violada com diversos tabletes de isopor.

A equipe da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) fez a análise de todos as embalagens no local, assim como as embalagens violadas durante a incineração. O laudo indicou que a droga apreendida, lacrada e armazenada na Defron foram substituídas.

Envolvidos

Durante as investigações, a polícia identificou a participação de cinco policiais civis e seus auxiliares, de traficantes que compravam e transportavam o material, e outros pessoas responsáveis pela lavagem de dinheiro.

Segundo a Polícia Civil, os cinco policiais trabalhavam na 1º Delegacia de Polícia de Cáceres e na Defron. Foi pedido mandados de prisão preventiva dos investigados. Um dos envolvidos, foi preso no mês de agosto, em outra operação realizada pela corregedoria.

A polícia também apurou que a droga e o dinheiro eram enviados para Uberlândia, na "rota caipira" e para o Nordeste, sendo utilizadas empresas para lavar o dinheiro nos estados de Tocantins e Mato Grosso.
Imagem: Polícia Civil  Além de Mato Grosso, foram realizados mandados em Rondônia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Goiás.(Imagem:Polícia Civil ) Além de Mato Grosso, foram realizados mandados em Rondônia, Piauí, Maranhão, Tocantins e Goiás.


Nome da operação

Efialtes faz referência ao personagem que se tornou célebre por trair a confiança do rei espartano Leônidas em 480 a.C., ajudando o rei persa Xerxes, inimigo de Esparta, a encontrar um caminho alternativo no desfiladeiro das Termópilas, para obter vantagem indevida.

No caso da operação, o nome faz uma analogia aos policiais civis que traíram a confiança depositada pelo Estado, pela sociedade e pela instituição Polícia Civil, para, da mesma forma, obter indevida vantagem econômica.

Veja mais notícias sobre Brasil, clique em florianonews.com/brasil

Tópicos: drogas, dinheiro, mandados