"Obrigado Nordeste": nas redes, xenofobia dá lugar a orgulho e agradecimento à região

31/10/2022 08h30


Fonte O Globo

Imagem: Paulo Guereta/ InfogloboEleitores do candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoram a vitoria para Presidente da Republica nas ruas da Av. Paulista.(Imagem:Paulo Guereta/ Infoglobo)Eleitores do candidato eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemoram a vitoria para Presidente da Republica nas ruas da Av. Paulista.

Ao contrário do ocorrido no primeiro turno (e nas eleições de 2014 e 2018), quando apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) atacaram o Nordeste nas redes sociais, as menções positivas à região cresceram na segunda fase da eleição. Durante a maior parte da apuração dos votos neste domingo, o Nordeste esteve nos trending topics do Twitter, mas desta vez o orgulho e os agradecimentos predominaram.

No Twitter, diversos parlamentares eleitos comentaram a importância da atuação dos estados da região para a vitória de Lula. O deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro e ex-presidente da Câmara Rodrigo Maia (PSDB) postou que o Nordeste garantiu a vitória da democracia.

O Nordeste foi decisivo para a vitória de Lula. A região foi a única em que o petista venceu Bolsonaro, obtendo 69,34% dos votos válidos. Ainda que o atual chefe do executivo tenha vencido nas outras localidades do país, a larga vantagem do presidente eleito nesses estados foi capaz de conduzi-lo à cadeira do Palácio do Planalto.

No momento em que Lula virou o resultado das urnas e assumiu a liderança pela presidência, diversos atores e influencers comentaram a importância do Nordeste. Foi o caso do humorista Yuri Marçal, que agradeceu aos eleitores da região por “salvarem o pais”.

Imaginário social explica ataques xenófobos

Um levantamento feito após o primeiro turno pelo centro de pesquisa InternetLab mostra que, no dia 3 de outubro, 19,4% dos tweets com termos relacionados ao Nordeste atacaram e ofenderam os moradores da região.

O estudo identifica narrativas usadas para atacar o voto dos nordestinos como alegações de que quem mora nesse estado não sabe votar ou que os eleitores eram manipulados pela esquerda e pelo PT. Outros ataques faziam referência a miséria ou pobreza ou chamavam essas pessoas de burras.

Se os ataques cresceram, a defesa da região também. Da amostra analisada, 21,03% somavam postagens de nordestinos que demonstravam orgulho da sua origem ou usuários de outras localidades que saíam em defesa do Nordeste.

A diretora do InternetLab e uma das responsáveis pela pesquisa, Fernanda K. Martins, afirma que a alegação de que o Nordeste é inferior a outros estados nacionais têm relação direta com hierarquias alimentadas historicamente no imaginário social.

“A surpresa, em 2022, foi observar que, para além de pedidos de separação do Nordeste ou da defesa de que nordestinos não sabem votar, a tentativa de proteger nordestinos por parte dos usuários se deu pelo ataque ao sistema eleitoral. É curioso observar que esse tipo de defesa só ocorria para quem acreditava na fraude e, portanto, que supostamente os nordestinos estavam alinhados ao presidente Bolsonaro. A defesa, portanto, não é menos intolerante, os nordestinos continuam sendo analisados tendo como régua o Sul e o Sudeste",
escreve a pesquisadora.

Veja mais notícias sobre Brasil, clique em florianonews.com/brasil