Mais da metade dos brasileiros planejam férias com seis meses de antecedência, diz Serasa

24/12/2023 20h52


Fonte ClubeNews

Imagem: Marcelo Camargo/Agência BrasilPesquisa revela que outros 30% dos entrevistados já se endividaram entre o fim e o início do ano(Imagem:Marcelo Camargo/Agência Brasil)Pesquisa revela que outros 30% dos entrevistados já se endividaram entre o fim e o início do ano.

Mais da metade dos brasileiros começaram a planejar as viagens de férias – em dezembro, janeiro ou fevereiro – nos últimos seis meses, aponta uma pesquisa da Serasa em parceria com o instituto Opinion Box.

O levantamento revela também que 90% dos entrevistados acreditam na importância do planejamento financeiro antes de relaxar, enquanto outros 30% já se endividaram neste período.

“Quem começa a economizar, estudar os passeios e comprar ingressos e passagens de forma antecipada, tem ainda mais tranquilidade para aproveitar as viagens sem dores de cabeça”, observa a especialista em educação financeira da Serasa, Clara Aguiar.

A especialista lembra que, mesmo durante o descanso, o controle das finanças não deve ser deixado de lado e pode ser executado por meio de diferentes ferramentas.

“Uma dica é escolher planilhas, aplicativos ou o tradicional caderninho para anotar todos os gastos, desde o sorvete na praia até os valores de transporte, e garantir a tranquilidade ao final da viagem”, completa Clara.

Ainda segundo o estudo, quatro em cada dez brasileiros têm intenção de viajar nos próximos meses. Entre eles, 16% pretendem realizar o passeio em dezembro; 13%, em janeiro; e 7%, em fevereiro.

Em relação às finanças, a maioria dos entrevistados declarou que planeja gastar acima de R$ 2 mil com as férias. Divididas entre os viajantes ou pagas integralmente por uma única pessoa, as quantias serão utilizadas, especialmente, para alimentação e passeios.

A pesquisa da Serasa e do Opinion Box entrevistou 6.667 homens e mulheres acima de 16 anos de todas as classes sociais e regiões do país, de forma on-line, durante novembro deste ano.

Veja mais notícias sobre Brasil, clique em florianonews.com/brasil