Inmet alerta para baixa umidade do ar em seis estados neste domingo

27/06/2010 12h22


Fonte g1



Imagem: (Foto: Reprodução/TV Globo)Clique para ampliarCrianças estão entre os que mais sofrem com tempo seco(Imagem:(Foto: Reprodução/TV Globo))Crianças estão entre os que mais sofrem com tempo seco

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para baixa umidade relativa do ar em seis estados, neste domingo (27). Em Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, Tocantins, São Paulo e Minas Gerais, a umidade pode ficar abaixo dos 30% em algumas áreas, o que representa estado de alerta. O índice ideal de umidade é acima dos 50%.

"Essa condição faz parte da climatologia da região no inverno. A estação é caracterizada, no Sul, Sudeste e Centro-Oeste, pela passagem de massas de origem polar, que são frias e secas. Isso provoca quedas de temperaturas e tempo seco", diz ao G1 o meteorologista Manuel Rangel, do Inmet.

De acordo com Rangel, o inverno pode ser dividido em três etapas. "No primeiro mês, ocorre a queda de temperaturas. No segundo mês, o frio permanece e o tempo começa a ficar mais seco. O terceiro mês é o período mais crítico, com o tempo bastante seco. Geralmente essa fase ocorre em agosto, quando aumentam os casos de doenças respiratórias", afirma.

A escassez de chuvas prejudica, principalmente, idosos e crianças. "Pessoas que tem mais sensibilidade ao tempo seco podem umidecer ambientes com umidificadores de ar ou toalhas úmidas", orienta o meteorologista.

Outras dicas importantes são usar roupas leves, de cor clara, e evitar a prática de exercícios físicos nos horários em que o sol é mais forte.

Confira as últimas notícias sobre Brasil: florianonews.com/brasil
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: mais, tempo, tempo seco, seco, umidade