Floriano e Barão de Grajaú, eleições seguem com pequenas ocorrências registradas nas urnas

05/10/2014 14h52

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


Na manhã deste domingo (05), a reportagem do Portal FlorianoNews esteve visitando os locais de votação nos municípios de Floriano e Barão de Grajaú. As seções eleitorais de ambas as cidades receberam muitos eleitores que optaram votar na parte da manhã.

Em Floriano, foram registrados alguns casos de eleitores que não tiverem sua digital identificada nas urnas, e outros casos foram relatados por mesários no início das votações que uma das urnas estava chegando a travar, mas o problema já foi resolvido. Houve também uma pequena falta de energia em um dos locais de votação da cidade, mas o caso também foi resolvido pela ELETROBRÁS sem maiores constrangimentos para o eleitor.

Imagem: FlorianoNewsClique para ampliarChefe de Cartório Rafael Vitor, da 21ª Zona Eleitoral de Barão de Grajaú(Imagem:FlorianoNews)Chefe de Cartório Rafael Vitor, da 21ª Zona Eleitoral de Barão de Grajaú

Já em Barão de Grajaú, o Chefe de Cartório, Rafael Vitor, da 21ª Zona Eleitoral de Barão de Grajaú informou ao Portal FlorianoNews que nas primeiras horas da votação de hoje, uma urna, na cidade de Barão teve um pequeno problema, e depois foi registrado que mais duas urnas na cidade de São Francisco também apresentaram problemas. Porém, segundo o senhor Rafael Vitor, as duas situações foram resolvidas de imediato, dando sequência a votação de maneira tranquila.

De acordo com Rafael, na localidade Jatobá Ferrado, interior de Barão de Grajaú, houve uma falta de energia, mas que também logo teve o problema resolvido. Quanto ao transporte ilegal de eleitores, o cartório de Barão recebeu uma denúncia, mas que ainda não havia sido confirmada a veracidade do fato.

Até agora, ao total, em Barão de Grajaú, foram relatados dois problemas nas urnas da cidade de São Francisco, e uma na cidade de Barão de Grajaú.

Estão aptos a votar 142.822.046 brasileiros, além da Presidência, estão em jogo nas eleições deste ano os cargos de 27 governadores das unidades federativas, 27 cadeiras do Senado, 513 vagas de deputado federal e mais de mil cadeiras de deputado estadual.

O voto é obrigatório para todos os brasileiros com mais de 18 anos e menos de 70, e facultativo para quem tem entre 16 e 18 anos e mais de 70, assim como para os analfabetos. Estrangeiros naturalizados brasileiros também são obrigados a votar.

Para votar, é obrigado o eleitor apresentar qualquer documento com foto, como a carteira de identidade ou carteira de habilitação, e o título eleitoral. Em média a espera é de 3 a 5 minutos dentro da seção. É preciso lembrar que a votação é para os cargos de deputado estadual, deputado federal, senador, governador e presidente, nesta ordem. Após o processo, o eleitor deve pegar o comprovante de votação.

O eleitor tem até as 17h, considerando o horário local, para registrar o voto na urna eletrônica.

Até as 17h de terça-feira (7), o Código Eleitoral garante que nenhum eleitor poderá ser preso ou detido. A proibição é uma garantia de que o eleitor exercerá o direito do voto sem que ninguém o impeça ou o atrapalhe. As exceções são os casos de flagrante, de sentença criminal por crime inafiançável ou por desrespeito a salvo conduto.

O Portal FlorianoNews está fazendo a cobertura completa das eleições 2014, confira tudo o que acontece acessando www.florianonews.com, e a partir das 17h, confira os resultados dos votos com participações, entrevistas e matérias especiais pela Rádio Difusora de Floriano (AM 1.510).


Confira as últimas notícias sobre Barão De Grajaú: florianonews.com/barao-de-grajau
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews