Barão de Grajaú recebeu mutirão de documentação da trabalhadora rural

12/03/2014 15h22

Da redação do FlorianoNews redacao@florianonews.com


O município de Barão de Grajaú recebeu nesta quarta-feira (12), o mutirão do Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural.

O atendimento teve início às 08h00 e se estenderá até as 17h00 na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Barão de Grajaú.

Imagem: FlorianoNewsBarão de Grajaú recebeu mutirão de documentação da trabalhadora rural.(Imagem:FlorianoNews)

Promovido pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural (PNDTR) tem como público-alvo as trabalhadoras rurais de Projetos de Assentamento (PAs) da reforma agrária e de agricultores familiares.

De acordo com Dirce Matos, representante do INCRA, o programa é desenvolvido em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Ministério do Trabalho, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Banco do Nordeste e Instituto de Identificação.

Imagem: FlorianoNewsBarão de Grajaú recebeu mutirão de documentação da trabalhadora rural.(Imagem:FlorianoNews)

Durante os mutirões são emitidos, gratuitamente, Carteira de Identidade, Cadastro de Pessoa Física (CPF), Carteira de Trabalho, Carteira de Pescador e inscrição no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), além da inscrição no Cadastro Único do Governo Federal.

Criado em 2004, o Programa Nacional de Documentação da Trabalhadora Rural é uma ação fundamental para o desenvolvimento de estratégias de inclusão das trabalhadoras rurais.

Esses documentos permitem às trabalhadoras e trabalhadores ter acesso às políticas públicas do governo, como Programa Nacional de Reforma Agrária, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), além do Bolsa Família e dos benefícios previdenciários (aposentadoria rural e auxílio maternidade).




Veja mais notícias sobre Barão De Grajaú, clique em florianonews.com/barao-de-grajau