PRF detém 36 caminhoneiros com rádios clandestinos em Teresina

18/04/2015 11h47


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIRádios podem ser usados em atividades ilícitas e atrapalham trabalho da PRF.(Imagem:G1 PI)Rádios podem ser usados em atividades ilícitas e atrapalham trabalho da PRF.

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) em conjunto com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) realizaram uma operação que resultou na apreensão de dezenas de equipamentos de rádio amador e ainda com 36 caminhoneiros detidos. O problema é que nenhum dos objetos tinha registro obrigatório junto à Anatel, bem como nenhum dos motoristas portava licença para operá-los. A ação foi realizada nessa sexta-feira (17) em Teresina.

A facilidade para comprar e a dificuldade para registrar o equipamento e o operador é o que dificultam a fiscalização. A Anatel afirma nem ter como estimar quantos equipamentos de radio amador têm circulando diariamente pelas estradas brasileiras dentro de caminhões.

Para a PRF, o uso desses aparelhos clandestinos tem frustrado e muito os resultados das operações de combate ao contrabando e ao tráfico de drogas. “Essa comunicação muitas vezes é interceptada por outras pessoas que estão praticando crimes como contrabando e tráfico de drogas, armas e outros. Muitas vezes fazem uso dessas interceptações para verificar a posição da polícia em locais estratégicos. Acontece de estudarmos um local onde vamos realizar uma operação e por vezes essa informação já é repassada com antecedência para os criminosos”, afirmou o inspetor da PRF Welendal Tenório.

Alem da autorização da Anatel, o motorista é obrigado a usar equipamentos homologados de acordo com as leis impostas pelo órgão fiscalizador e tem que ser original, não podendo estar alterado com nada que descaracterize a originalidade do aparelho.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: vezes, anatel, equipamentos