Nova delegacia da mulher vai combater feminicídio e violência na região Sul de Teresina

24/06/2016 08h41


Fonte Cidade Verde

Imagem: Cidade VerdeClique para ampliarAnamelka Cadena(Imagem:Cidade Verde)Anamelka Cadena

A Secretaria Estadual de Segurança Pública vai inaugurar nesta sexta-feira (24) a quarta Delegacia de Mulher em Teresina que ficará no bairro Parque Piauí, zona sul da capital. O novo Distrito Policial irá investigar os crimes de feminicídio e a violência doméstica que ocorrerem na região Sul.

A Polícia Militar e a Civil trabalharão juntas na nova Delegacia da Mulher. O efetivo realizará policiamento ostensivo no combate aos casos de violência contra a mulher.

A unidade irá disponibilizar às mulheres um serviço especializado no combate à violência e apoio para incentivar novas denúncias. A iniciativa faz parte das medidas de proteção e expansão de atendimento a mulher vítima de violência no Piauí. A delegacia vai receber os registros de ocorrência e contará com uma equipe de investigação preparada para atender esses tipos de crimes.

A delegada Anamelka Cadena, que será a titular da delegacia, acredita que a DEAM é a primeira unidade do país a atender somente casos de violência doméstica e feminicídio. “A gente está na expectativa para desenvolver um trabalho que seja acolhedor no atendimento psicossocial que as vitimas necessitam”, disse Anamelka.

Em entrevista ao Notícia da Manhã de hoje (24), a delegada comentou que levar para a zona Sul de Teresina todo o aparato de uma delegacia da Mulher irá contribuir de forma significativa a redução dos casos de violência contra à mulher na região.

“Trazer a Delegacia da Mulher para cá já era um clamor da população que precisava se deslocar até o Centro de Teresina para fazer o registro da ocorrência e ser amparada pelo o que tange os direitos firmados pela Lei Maria da Penha”.


A delegacia deve atender todo e qualquer ato de violência que possa resultar no sofrimento físico, psicológico e sexual, incluindo atos de ameaça, coação ou privação de liberdade contra a mulher.

A nova delegacia atenderá também as mulheres vitimas de violência que moram na zona rural da capital, cumprindo uma reivindicação antiga dos movimentos sociais.

A inauguração da DEAM conta com a presença do governador Wellington Dias e o secretário de Segurança, Fábio Abreu, dentre outras autoridades.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: casos, mulher, delegacia