Mototaxi deixará a cor amarela para a branca e mudança divide opiniões

25/04/2015 07h42


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/TV ClubeMototaxis de Teresina deixarão de ser amarelas para ser brancas.(Imagem:Reprodução/TV Clube)Mototaxis de Teresina deixarão de ser amarelas para ser brancas.

A nova regulamentação de cor para os mototaxistas proposta pela Prefeitura de Teresina tem causado polêmica entre a categoria. De acordo com o órgão, até o final do ano 300 novos alvarás devem ser liberados para funcionamento na capital, e todos virão com a cor branca e não mais com o amarelo.

A mudança na cor das unidades divide a opinião e causa polêmica entre os motoristas e usuários. "Eu sei que é amarelo e se não for amarelo, eu não confio porque do jeito que as coisas estão hoje não se deve confiar em todos", disse uma jovem. "Eu sempre pego pelo número e pela cor da moto. Eu acho que não deveria mudar porque a cor influencia muito. Na minha opinião permanecia amarela", disse uma mulher.

Para o mototaxista Cláudio Afonso, a proposta pode causar mais um gasto para os novos mototaxistas como ele.

"É louvável essa proposta, mas as pessoas que adquiriram a moto agora e já fizeram todo o processo burocrático de mudança dos documentos e gastos com a pintura da moto, terão mais outro trabalho para reverter a situação. Qual seria a solução?", disse.

Mas de acordo com a Prefeitura de Teresina o padrão de cor das motocicletas deve mudar ainda este ano. A alteração para a cor branca é resultado de um pedido da categoria. O motivo, segundo o sindicato, é a burocracia na mudança da documentação e redução nos custos da pintura. São mais de 2.700 mototaxistas que atuam em Teresina, segundo dados do sindicato.

Em Teresina, a categoria informou que solicitou à empresa fabricante de motos que o veículo já viesse com a pintura amarela, mas o órgão disse que a empresa não poderia fazer o processo por conta de uma substância que misturada para atingir a cor da frota atual, agride o meio ambiente. A multa, segundo o órgão, seria de R$ 100 mil por mês para a empresa.

De acordo com o presidente do sindicato estadual dos mototaxistas, Domingos Santos, a identificação das unidades para a população ficará dificultada.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook