Mais de 33 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Teresina

02/05/2016 08h08


Fonte Cidadeverde.com

Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarMais de 33 mil pessoas já foram vacinadas contra a gripe em Teresina.(Imagem:Divulgação)

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que 33.675 pessoas, que fazem parte do grupo prioritário, já foram vacinadas durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza (Gripe) em Teresina. As doses foram aplicadas entre os dias 26 e 30 de abril, sendo esse último o Dia D de mobilização, que contou com 53 salas de vacinação na capital piauiense. A vacinação segue até o dia 20 de maio.

A meta em Teresina é vacinar 173.058 pessoas contra a gripe. No momento, o foco da campanha são os grupos prioritários, ou seja, os mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias que podem levar ao óbito.

Os grupos prioritários são: idosos a partir de 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), profissionais de saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas - e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.

Em Teresina, 102 salas de vacina de Unidades Básicas de Saúde e hospitais estão imunizando contra a Inlfuenza, de segunda à sexta, de 8 às 17h. Nos hospitais, as salas de vacinação funcionam todos os dias da semana.

As doses da vacina são compostas pelos antígenos contra os três vírus mais comuns, que são os causadores de gripe A (H1N1 e H3N2) e B. Além da vacinação, o Ministério da Saúde orienta à população em geral que adotem simples cuidados para evitar a doença como, por exemplo, lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto e não compartilhar objetos de uso pessoal.