Jacaré de 1,60 m é apreendido perto de lava jato na Zona Norte de Teresina

23/04/2015 10h30


Fonte G1 PI

Imagem: Gustavo Almeida/G1Jacaré do papo amarelo está ameaçado de extinção no Brasil.(Imagem:Gustavo Almeida/G1)Jacaré do papo amarelo está ameaçado de extinção no Brasil.

O Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu às 7h30 desta quinta-feira (23) um jacaré de 1,60m na avenida Boa Esperança, próximo ao Parque Lagoas do Norte, Zona Norte de Teresina. A apreensão ocorreu após populares ligarem para a Central de Operações da Polícia Militar (Copom) informando que haviam achado o animal perto de um posto de lavagem.

O réptil é da espécie Caiman latirostris, popularmente conhecido por jacaré do papo amarelo, animal da lista de extinção.

De acordo com a tenente Liliane Bezerra, o jacaré é o maior já encontrado pela polícia ambiental em Teresina. "É comum encontrarmos esse tipo de animal em Teresina, principalmente nessa época do ano, mas esse nos chama atenção pelo tamanho. Ele deu bastante trabalho para ser imobilizado", contou a tenente.

Segundo ela, é importante que os moradores nunca tentem mexer com esse tipo de animal caso encontrem algum na rua ou perto de suas residências. "A nossa orientação é que as pessoas sempre procurem o batalhão e nunca tentem mexer, pois esse animal é daqueles que ficam quietinhos e de repente jogam o bote", alertou a tenente.

O jacaré apreendido já está na fase adulta, mas seu tamanho pode chegar até três metros de comprimento. Essa é a segunda vez que o Batalhão de Polícia Ambiental apreende um jacaré em menos de 15 dias em Teresina. No dia 11, um filhote já havia sido aprendido no loteamento Mocambinho, também na Zona Norte.