HUT confirma morte cerebral de segunda vítima de acidente na capital

30/06/2016 07h27


Fonte G1 PI

Imagem: Reprodução/FacebookJúnior do Salve Rainha tem morte cerebral atestada.(Imagem:Reprodução/Facebook)Júnior do Salve Rainha tem morte cerebral atestada.

O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) confirmou às 19h50 desta quarta-feira (29) a morte encefálica de Francisco das Chagas Júnior, de 26 anos. Júnior foi vítima de um acidente de trânsito no dia 26, colisão que já havia matado seu irmão Bruno Queiroz, de 30 anos. Uma terceira vítima segue internada, sem correr risco de morte, em um hospital particular de Teresina.

Francisco Júnior deu entrada no HUT por volta da 0h do dia 27 com quadro de fratura de fêmur e da tíbia direita, além de traumatismo craniano com hemorragia cerebral, lesão axonal difusa e fraturas múltiplas de face. Ele também apresentava midríase fixa bilateral, quando a pupila não reage mais a estímulos. O paciente foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarBruno Queiroz, irmão de Juúnior, morreu no local do acidente.(Imagem:Reprodução/Facebook)Bruno Queiroz, irmão de Juúnior, morreu no local do acidente.

O hospital já havia divulgado um boletim médico na tarde desta quarta-feira informando que estava investigado a morte encefálica de Júnior. Segundo o texto, após 24 horas da retirada de sedativos, o paciente permaneceu com ausência de reflexos de tronco encefálico.

O texto informava ainda que o primeiro exame clínico neurológico confirmou a ausência de reflexo de tronco encefálico. Além disso, por volta das 17h desta quarta-feira foi realizado um exame que deu resultado compatível com parada da circulação cerebral.

Salve Rainha
Os jovens vítimas do acidente integram o coletivo Salve Rainha, uma tecnologia social de valorização do patrimônio cultural de Teresina. O grupo realiza intervenções artísticas-culturais, geralmente aos domingos, em diversos espaços da capital e que marca a cena cultural teresinense.

O coletivo havia iniciado na sexta-feira (24) uma nova ocupação: desta vez no Parque da Cidadania, recém-inaugurado, onde o Salve Rainha está com um café. O acidente aconteceu no domingo, quando os três jovens haviam saído do local, após encerrar o expediente.

Testemunha do acidente
Uma pessoa que testemunhou o acidente ocorrido no domingo (26) que causou a morte dos irmãos Bruno Queiroz e Franciso das Chagas Júnior e deixou ferido o jornalista Jader Damasceno, 26 anos revelou ao G1 que o motorista apontado como causador do acidente estava em alta velocidade e invadiu o sinal vermelho.

Imagem: Reprodução/FacebookClique para ampliarHUT confirma que Jader deve passar por cirurgia ortopédica.(Imagem:Reprodução/Facebook)Jader Damasceno segue internado, mas fora de perigo.

O homem de 28 anos, que preferiu não ser identificado, afirmou que estava em um carro no mesmo cruzamento onde ocorreu o acidente e presenciou o ocorrido. Ao ser interrogado sobre o que teria acontecido, a testemunha afirmou que o motorista do Corolla passou em alta velocidade e com o sinal vermelho. Além disso, percebeu ainda que ele apresentava sinais de embriaguez.

Suspeito pode responder por quatro crimes
A delegada Cassandra Moraes Souza informou que, até o momento, o suspeito de ter provocado o acidente que causou a morte do jovem Bruno Queiroz, 30 anos, e deixou gravemente feridos seu irmão Franciso das Chagas Júnior, 32 anos e um amigo, o jornalista Jader Damasceno, 26 anos, deve ser indiciado por homicídio culposo (quando não se tem intenção de matar), lesão corporal grave, embriagues ao volante e omissão de socorro.

"Para finalizar o inquérito faltam apenas esclarecer alguns pontos como qual dos veículos invadiu o sinal vermelho e qual a velocidade que o veículo Corola estava. Como isso, o indiciamento pode até mudar de homicídio culposo para doloso (quando se tem intenção de matar)”,
disse Cassandra.

A titular do inquérito disse que está em posse de três vídeos que mostram o acidente. Todos foram encaminhados para o Instituto de Criminalística, que tem entre 10 e 30 dias para entregar os laudos.

Imagem: Moana Almeida/Arquivo PessoalClique para ampliarVeículo que levava os três rapazes ficou completamente detruído.(Imagem:Moana Almeida/Arquivo Pessoal)Veículo que levava os três rapazes ficou completamente detruído.

Vídeo mostra colisão
O G1 teve acesso a um dos vídeos que a colisão. As imagens de monitoramento do sistema de segurança foram cedidas à polícia por um estabelecimento comercial. Uma simulação do acidente deverá ser realizada no cruzamento da Avenida Miguel Rosa com a Rua Jacob Almendra, Centro de Teresina.

A gravação com mais de uma hora de duração está sob análise do Laboratório de Perícias em Materiais Audiovisuais, do Instituto de Criminalística.

Estado de saúde da terceira vítima
Já o jornalista e artista plástico Jader Damasceno foi transferido para um hospital particular de Teresina, onde continua em estado grave, mas sem risco de morte. Ele passou por diversos exames que analisaram os traumas sofridos no crânio e na face e foi transferido para UTI, onde aguarda por cirurgia ortopédica a ser realizada na perna direita.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: hospital, acidente, morte