HU inaugura novo setor para tratar pessoas com câncer em Teresina

03/05/2016 07h46


Fonte G1 PI

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarHU inaugura novo setor para tratar pessoas com câncer em Teresina.(Imagem:Reprodução)

O Hospital Universitário do Piauí inaugurou nesta segunda-feira (02) um novo setor para atendimentos de pessoas com câncer. A instalação custou quase R$ 3 milhões e vai oferecer para a população 25 leitos de internação, cinco de UTI e 12 poltronas para quimioterapia laboratorial.

O superintendente do hospital, José Miguel Luz, destacou que alguns tipos de câncer mais recorrentes no Estado terão atendimentos prioritários.

“A unidade de oncologia é uma unidade de alta complexidade para atendimento inicialmente dos cinco tipos de câncer mais frequentes no estado do Piauí. É o câncer de mama, colo de útero, colo retal, próstata e pulmão. Esses são os que prioritariamente nós vamos iniciar o atendimento tanto da parte clínica, atendimento da quimioterapia, internação hospitalar quanto a parte de cirurgia”, disse.

O presidente da empresa responsável pela administração do hopital, Newton Lima, afirma que o investimento irá contribuir com o atendimento de quem está com câncer e na formação de novos profissionais.

“Nós estamos muito orgulhosos de poder participar dessa inauguração de hoje uma vez que nós sabemos que o tratamento do câncer é muito importante, é caro e no nosso caso ele vai ser exclusivamente gratuito, porque o Hospital Universitário forma profissionais que cuidam da população exclusivamente do Sistema Único de Saúde”,
explicou.

Além de Teresina, os pacientes do SUS e que moram em Parnaíba poderão realizar exames, consultas e cirurgias oncológicas pelo Hospital Universitário na cidade do litoral. Segundo a coordenadora da rede de doenças crônicas do Piauí, Elisabeth Monteiro, o serviço poderá alcançar até um milhão de pessoas, além de assegurar os serviços para as mesmas.

“Nós já estamos com todos esses serviços pronto e no ponto de estar sendo atendido ao paciente. Então, as cirurgias oncológicas já vem sendo feitas no Estado do Piauí de uma maneira geral, agora com esse serviço a gente vai ter um exame mais próximo, a consulta e a cirurgia garantida”, esclareceu.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook