HGV realiza procedimento inédito em jovem com leucemia aguda

17/08/2017 09h49


Fonte Cidade Verde

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realizou mais um procedimento inédito de embolização, só que agora do baço, para tratamento em um jovem de 17 anos, portador de leucemia aguda. O procedimento foi realizado pelo cirurgião vascular Nilo Luiz, com a participação do médico residente Laurino Neto. O caso está sendo acompanhado por uma equipe multidisciplinar sob a coordenação da médica gastroenterologista, Jozelda Duarte.

O paciente é R.P.S, 17 anos, que há 7 anos luta com leucemia aguda. Natural do Maranhão, D. Rosenir Sousa, mãe de R.P.S, conta que teve que se mudar para Teresina para tratar o filho que já teve várias reincidências da doença. Ela relata que, em Teresina, foi possível descobrir o que o filho tinha e obter os melhores meios de tratá-lo. Com muita fé, D. Rosenir espera que o filho melhore, para poder voltar à escola.

Segundo a médica, Jozelda Duarte, que acompanha o caso, trata-se de um paciente com cirrose hepática sem causa definida, evoluindo com destruição das séries sanguíneas em decorrência do baço aumentado.

“Este jovem sofre também de leucemia aguda e não estava conseguindo realizar quimioterapia, pois o baço destruía as células sanguíneas e agravava, ainda mais, a sua condição. Assim que recebi o reencaminhamento para avaliar a retirada do baço por cirurgia convencional, discutirmos em equipe com a cirurgia vascular, então optamos por um procedimento menos invasivo”,
explica a médica.

O cirurgião vascular que realizou a intervenção, Nilo Luiz, relata que o paciente necessitava fazer uma esplenectomia (retirada cirúrgica do baço). Porém o mesmo não tinha condições clínicas para tal procedimento, pois estava anêmico e com as plaquetas muito abaixo do normal (necessárias para a coagulação).

“Devido a esse alto risco cirúrgico, optamos pela embolização do baço. Realizamos então o acesso guiado por ultrassom pela artéria femoral (localizada na virilha) e, através dela, subimos um cateter até a artéria esplênica onde foram seletivados os ramos que irriga o baço e injetadas partículas para causar isquemia do órgão”,
descreve o cirurgião.

Segundo Nilo Luiz, “já no pós-operatório foi constatada uma melhora do paciente, com aumento do número de plaquetas e uma redução da anemia”, explica o cirurgião.

A gastroenterologista Jozelda Duarte faz uma análise do sucesso do procedimento e diz que o mesmo deve-se, principalmente, a interação das clínicas. “O trabalho em equipe e multidisciplinar foi fundamental para obter o melhor resultado para o paciente”, destaca a médica.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook