Florianense é morto em alojamento cinco dias após entrar no CEM

26/10/2016 11h15


Fonte G1 PI

Imagem: Juliana Barros/G1Corpo de adolescente morto no CEM será levado para Floriano.(Imagem:Juliana Barros/G1)Corpo de adolescente morto no CEM será levado para Floriano.

Um adolescente de 16 anos que cumpria medida socioeducativa por roubo no Centro Educacional Masculino (CEM) foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (26) dentro de um dos alojamentos. Natural de Floriano, no Sul do estado, o rapaz estava na unidade há apenas cinco dias.

Segundo a Secretaria da Assistência Social e Cidadania (SASC), o crime foi cometido por outros adolescentes com quem ele dividia o alojamento 3 da Ala E. Todos já haviam se envolvidos em fugas ou tentativas. Dois menores de 17 anos e 16 anos, assumiram a autoria do homicídio.

De acordo com as primeiras investigações, a motivação teria sido um desentendimento entre os três. A vítima foi alvo de várias perfurações e asfixia.

Ainda conforme nota enviada pela Sasc, logo depois do crime, as perícias técnicas e policiais da Delegacia de Homicídios estiveram no local.

Após o ocorrido, os menores que assumiram o crime foram levados para a Central de Flagrantes e, em seguida, ao Instituto Médico Legal (IML) para fazer exame de corpo de delito. Após os procedimentos, eles foram conduzidos ao Complexo de Defesa da Cidadania, em cumprimento a medida cautelar e por medida de segurança.

A Sasc informou também que está prestando a devida assistência à família da vitima e adotando as providências necessárias para liberação e traslado do corpo, que será encaminhado para o município de Floriano.

Superlotação e espera por reforma
O CEM tem capacidade para 60 internos, mas hoje abriga 153. O sistema nacional de acompanhamento sócio educativo recomenda um educador para cada três internos, mas no centro a média é de um educador para cada 21 internos. Segundo o educador social e presidente do sindicato dos servidores da Secretaria Estadual de Cidadania e Assistência Social (Sasc), Francisco Pires, a situação do centro já é conhecida pelo governo. A categoria está em greve.

O Centro Educacional Masculino (CEM) de Teresina está há seis meses aguardando reforma. Em março um projeto apresentado prometia reforma imediata de ampliação do centro, o que resultaria na abertura de 41 novas vagas. Entidades denunciam a falta de estrutura do local que deveria ressocializar os adolescente em conflito com a lei, mas que aculmula situações como o grande número de internos e uma quantidade insuficiente de educadores sociais, que é sete vezes menor que o ideal.

A superlotação e falta de educadores se refletem nos números. Nos últimos dez anos oito menores foram mortos dentro da unidade e mais de 130 fugas foram registradas.

A maioria dos internos está lá por crimes como homicídios e roubos seguidos de morte (latrocínio).

Conforme a Sasc, o edital para reforma e ampliação do Centro será lançado no dia 7 de novembro. O custo total com a execução da obra é estimado em R$ 1,7 milhão, oriundos através de empréstimo realizado para Governo do Estado.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: crime, menores, internos