Falta de professores na rede estadual deixa alunos sem aula em Teresina

28/04/2015 08h28


Fonte G1 PI

Imagem: G1 PIClique para ampliarSituação preocupa estudantes que irão fazer o Enem em 2015.(Imagem:G1 PI)Situação preocupa estudantes que irão fazer o Enem em 2015.

Vários alunos da rede pública estadual de ensino estão sendo prejudicados devido a falta de professores nas escolas. A situação que já estava complicada piorou ainda mais com o início da greve dos servidores administrativos. Na Unidade Escolar Paulo Ferraz, na Zona Sul de Teresina, os alunos relatam que várias disciplinas estão sem professor.

O estudante Joaci Felipe teme pelo futuro do ano letivo e já pensa nas consequências que o problema no ensino pode causar no Enem. "Na matéria de português, que é uma das principais matérias do Enem, nada de professor ainda. Não sabemos o que fazer na prova do Enem", lamentou o estudante.

Segundo os alunos da escola, a falta de docentes já perdura dois meses, desde o início do ano letivo. "A gente não tem como passar para o próximo ano porque não temos professor e nem provas", contou uma estudante da unidade.

Na escola Melvin Jones, no bairro São João, Zona Leste da capital, a situação também é crítica e tem preocupado os estudantes. Das nove turmas do período da manhã, em quatro os alunos estão sendo dispensados. De acordo com Keila Pierot, diretora da unidade, faltam professores de polivalência, história, geografia, inglês, química, física, espanhol e português.

"Vai ser um atraso para os nossos alunos, até porque alguns estão se preparando para o Enem, e isso fica complicado porque eles estão perdendo tempo",
disse a diretora.

Procurada pela reportagem, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc) informou que vão ser chamados 1.700 professores para preencher as vagas, sendo 700 concursados e mil substitutos. Ainda segundo a Seduc, as escolas Paulo Ferraz e Melvin Jones também serão contempladas com os novos docentes.

Tópicos: alunos, enem, professores