Equipamentos quebrados lotam área da maternidade Evangelina Rosa

27/02/2015 10h00


Fonte Cidade Verde

Imagem: TV Cidade Verde/ReproduçãoClique para ampliarEquipamentos quebrados lotam área da maternidade Evangelina Rosa(Imagem:TV Cidade Verde/Reprodução)

Imagens exclusivas exibidas no Notícia da Manhã desta sexta-feira (27), constataram uma situação problemática na Maternidade Evangelina Rosa, a maior do Piauí. No local, onde são realizados mensalmente 920 partos, equipamentos caros e necessários para o dia-a-dia do hospital se amontoam quebrados e abandonados nos corredores. Em alguns leitos, falta até lençol.

No corredor do estacionamento dos funcionários, por exemplo, é possível observar vários equipamentos quebrados: são macas, bebedouros, aparelhos de microondas, carcaças de ar condicionado. Há também bercinhos danificados. Na mesma área, há uma sala onde se encontra uma incubadora - ou, pelo menos, o que restou dela. O lugar é uma oficina para serviços mais simples e urgentes. Em outro ponto, ainda no acesso dos funcionários, duas mesas de parto.

Imagem: TV Cidade Verde/ReproduçãoClique para ampliarEquipamentos quebrados lotam área da Evangelina Rosa.(Imagem:TV Cidade Verde/Reprodução)

Todos os equipamentos são caros e de uso constante, como um de fototerapia, que serve para tratar dos problemas que atingem 50% dos bebês no Brasil: a icterícia. Segundo funcionários, não faltam promessas para consertá-los. Mas, quando apresentam defeitos, são simplesmente amontoados.

Sobre essas denúncias, a diretoria da Maternidade Dona Evangelina Rosa esclareceu que o local onde as imagens foram feitas refere-se à área de serviço, projetado para abrigar equipamentos que terão algum tipo de reparo ou assistência técnica. Se avaliados como inservíveis, são encaminhados para um depósito apropriado.

Imagem: TV Cidade Verde/ReproduçãoClique para ampliarEquipamentos quebrados lotam área da Evangelina Rosa.(Imagem:TV Cidade Verde/Reprodução)

Esclareceu ainda a maternidade que a área não tem relação com o espaço de internação ou atendimento a pacientes. Portanto, sem prejuízo à saúde das mães e dos bebês. Quanto aos lençóis, informou que em todo leito há lençóis disponíveis para as pacientes.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook