Em greve, funcionários do HU-PI denunciam que faltam até agulhas

01/07/2016 06h21


Fonte G1 PI

Imagem: Gilcilene Araújo/G1Servidores do Hospital Universitário estão em greve no PIauí.(Imagem:Gilcilene Araújo/G1)Servidores do Hospital Universitário estão em greve no PIauí.

Em greve há dois dias, funcionários do Hospital Universitário do Piauí denunciam que faltam materiais básicos para realização de atendimentos, casos de assédio moral e o atraso no reajuste salarial dos servidores desde março desse ano. De acordo com Lutiane Vieira, delegado sindical, na situação em que se encontra o hospital os servidores não estão conseguindo atender a demanda. A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) esclareceu que além da falta de acordo nas negociações do acordo coletivo de trabalho, nenhum outro motivo fora elencado em um documento enviado pelos grevistas.

“Para ter uma ideia, faltam até agulhas e luvas, materiais básicos para atendimentos de saúde. A situação é grave. Nós fizemos uma paralisação em maio desse ano para alertar sobre a atual situação, mas nada foi feito e agora resolvemos fazer a greve. Os servidores estão se virando como podem, pois estão com atraso na data base salarial há quatro meses”,
disse.

Outro que denunciou o descaso foi Paulo Bezerra, presidente Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal do Piauí (Sinsep-PI). Segundo ele, o que agrava a situação é a existência de denúncias de assédio moral aos funcionários e as escalas de trabalho que não estão sendo cumpridas.

“Os servidores do HU têm carga horária em que trabalham 12 horas para folgarem 36, mas isso nunca está sendo cumprida, pois tem pessoas que trabalham mais do que o tempo exigido e folgam menos do que era para ser. Além disso, existem denúncias de pessoas sofrendo assédio moral dentro do HU, sendo ameaçados por chefes e outros problemas graves”, relatou o sindicalista.

Por conta da greve, o hospital está com sua capacidade de atendimento reduzido, ou seja, apenas 30% dos serviços estão sendo realizados.

Em nota, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH) disse que não recebeu nenhum documento falando da falta de material no HU.

NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Superindência do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI) informa que recebeu do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Federal no Estado do Piauí (SINSEP-PI), conforme ata, informe de paralisação por tempo indeterminado, a partir de 8h do dia 29 de junho de 2016. De acordo com o referido documento, a paralisação se daria pelo fato de as negociações do acordo coletivo de trabalho não terem avançado junto a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa pública com sede em Brasília, responsável pela administração dos hospitais universitários federais. Nenhum outro motivo fora elencado no citado documento.

O HU-UFPI informa, ainda, que nos dias 28 e 29 de junho ocorreram reuniões de mais uma rodada do calendário da mesa de negociação, estando presentes representantes da Ebserh, dos empregados e Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (CONDSEF), momento em que foi apresentada proposta de acordo coletivo de trabalho 2016-2017. A Ebserh aguarda,no momento, posição da CONDSEF para informar aceite ou não.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: acordo, greve, servidores