Com capacidade para 12, delegacia mantém 67 presos em Teresina

14/04/2014 10h37


Fonte G1 PI

Imagem: Catarina Costa/G1Clique para ampliarSuperlotação é motivo de motins na Central de Flagrantes.(Imagem:Catarina Costa/G1)

A Central de Flagrantes de Teresina voltou a registrar superlotação e de acordo com a presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Piauí, delegada Andrea Magalhães, há 67 pessoas mantidas em três celas que juntas têm capacidade para manter apenas 12 homens. Segundo ela, a situação favorece para possíveis fugas caso a unidade continue a receber presos.

"A Central de Flagrantes está um caos, toda hora entra preso. Apesar das denúncias da semana passada, nada foi feito. Mais uma vez advertimos para o risco de fugas em massa, inclusive salientando que o prédio fica na região central e totalmente habitacional, mas enquanto não acontecer nada, vão levando. Presos amotinados, detidos só com algemas, alguns idosos, outros doentes e de alta periculosidade todos juntos na mesma cela. Temos pessoas há dois meses na unidade esperando vaga no sistema prisional. Um descaso", declarou Andrea Magalhães.

Para a delegada, a unidade policial deveria funcionar somente como triagem, já as pessoas depois de autuadas são já consideradas da Justiça. Ela lembrou da decisão judicial expedida no ano passado determinado que as delegacias, incluído a Central de Flagrantes, não deveria mais ficar com os presos.

"Na verdade o sistema prisional que deveria conter estes presos, mas oferecem somente 20 vagas por semana, sendo insuficiente para atender toda a demanada e por isso ficamos com eles. Vamos fazer o quê? Deixar solto? Isso é um problema de gestão e vamos denunciar para ver se ameniza a situação", argumentou.

O delegado geral da Polícia Civil, James Guerra, revelou ao G1 ter solicitado ainda na sexta-feira (11) mais 30 vagas para a Justiça. Ele acredita que a medida resolve em parte a situação.

A Secretaria de Justiça informou que a solicitação foi encaminhada diretamente para o Sistema Penintenciário do estado. O G1 entrou em contato com o vice-diretor de administração Welligton Rodrigues, mas não conseguiu retorno.

No dia 24 de novembro do ano passado, 21 presos aproveitaram uma forte chuva durante a madrugada para serrar a grade das celas e fugiram. Na época, 51 pessoas dividiam as três celas da unidade.

Confira as últimas notícias sobre Teresina: florianonews.com/teresina
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: presos, unidade, central