Campanha contra hanseníase busca atender 85 mil estudantes em Teresina

13/08/2014 08h51


Fonte G1 PI

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) leva às escolas da rede pública de Teresina a campanha de diagnóstico da hanseníase e de verminose. A campanha foi lançada na manhã desta quarta-feira (13) e vai visitar 400 escolas públicas estaduais e municipais da capital. O objetivo é reduzir a carga parasitária em escolares e identificar casos suspeitos de hanseníase através do "método espelho", que utiliza a ficha de autoimagem.

A diretora de vigilância em Saúde, Amaríles Borba, informou que a campanha tem como público alvo estudantes na faixa etária de 5 a 14 anos. “Temos como público alvo 85 mil estudantes. As atividades incluem mobilização e orientações aos professores e escolares, antes da administração da dose de medicamento contra verminoses e do preenchimento da ficha de autoimagem. Os casos suspeitos de hanseníase serão avaliados pelos profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF) e o diagnóstico confirmado pelo dermatologista”, explicou.

Ainda segundo a diretora, é necessário cobrar um investimento em saneamento básico para que ajude na redução dos casos. “Estamos trabalhando na prevenção, e o saneamento básico é um ponto importante nessa prevenção, não podemos admitir que Teresina tenha apenas 17% de saneamento. Essa é uma campanha nacional que visa diminuir o número de casos de hanseníase na população e também da verminose”, contou.

A campanha conta com a ajuda da família e de professores para ajudar no diagnostico dessas doenças. “É necessário essa ajuda por causa do número de casos que temos em Teresina. A hanseníase se dá por um contato próximo e prolongado, por isso esse alto número significa que o contato pode passar para outras pessoas. Temos essas ações para ter uma caminhada mais rápida na prevenção dessas doenças. A verminose ela vai atrapalhar no desenvolvimento e estudo da criança, mais um motivo para essa ação”, disse.

Em Teresina, em 2013 foram registrados 392 casos novos, destes, 38 em menores de 15 anos, o que corresponde a 9,7% dos casos, indicando que a doença ainda tem transmissão ativa e recente no município. Em 2014, até o momento foram diagnosticados 230 casos novos, com 18 casos em menores de 15 anos. A hanseníase tem cura em todas as suas formas, o tratamento é gratuito e está disponível em todas as unidades de saúde da família.