Bombeiros atendem média de 10 incêndios por dia em Teresina

27/08/2015 08h25


Fonte G1 PI

A aproximação pela chegada do mês de setembro, fatores climáticos como o aumento da temperatura e a baixa da umidade fazem aumentar o número de focos de incêndio em todo o Piauí. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, somente em Teresina, são atendidas, em média, 10 ocorrências por dia. Mas apesar do clima, o maior responsável pelos incêndios é a ação humana.

“É rotineiro nesse período que os focos de calor cresçam em número. Mas apesar do clima e da baixa umidade, o grande problema são as pessoas. São elas as maiores responsáveis por esse número, já que jogam baganas de cigarro acessas e despejam lixo de forma indiscriminada pela cidade”, afirmou o coronel Kleber Soares, comandante operacional do Corpo de Bombeiros.

O G1 flagrou uma dessas ocorrências nesta quarta-feira (26), quando um incêndio tomou conta de um trecho da margem da BR-316, em frente ao Resindencial Sul, em Teresina. As chamas consumiram uma extensa área, mas o tráfego de veículos não foi interrompido.

Apesar do grande número de focos de incêndio, o acompanhamento por satélite realizado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), mostra que de 1º de janeiro deste ano a 25 de agosto, a quantidade de incêndios diminuiu 21% em relação ao mesmo período do ano passado. Segundo Inpe, até esta terça-feira (25) foram registrados 2.823 focos, 758 a menos do que em 2014.

Para dar conta demanda, o Corpo de Bombeiros conta atualmente com duas guarnições para atender toda a Teresina. Cada uma é composta por um caminhão carregado com água e seis integrantes da corporação. O coronel Kleber afirma que estão sendo realizados estudos para a aquisição de uma nova equipe.

“Essas duas guarnições funcionam 24 horas com o mesmo número de pessoas. Estamos nos planejando para colocar em campo mais uma equipe o mais breve possível. Estamos na fase cálculos, para sabermos qual o custo real dessa medida”, finalizou o comandante operacional dos bombeiros.

Tópicos: bombeiros, focos, teresina