Operadoras de celular vão poder voltar a fazer promoções, diz Anatel

17/01/2013 16h14


Fonte G1

O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, disse que todas as operadoras de telefonia celular serão liberadas para fazer suas promoções a partir desta quinta-feira (17).

A agência publicou nesta quinta um despacho liberando a promoção Infinity Day, da TIM, que estava suspensa desde novembro. Segundo a Anatel, a medida foi adotada por temor de que a rede da operadora não suportasse o tráfego adicional.

No final do ano passado, visando as vendas de Natal, outras operadoras chegaram a consultar a Anatel sobre o lançamento de suas promoções. Pelo menos uma delas, a Claro, teve negado o pedido para colocar sua oferta no mercado.

Em entrevista ao G1 em dezembro, o superintendente de Serviços Privados da Anatel, Bruno Ramos, informou que a agência havia decidido suspender as promoções das operadoras de celular até este mês de janeiro. De acordo com ele, a medida tinha o objetivo de evitar queda na qualidade do serviço numa época em que as redes das operadoras costumam registrar aumento do tráfego.

“Estamos mandando hoje (quinta) ofício às empresas dizendo que elas podem fazer as suas promoções”, disse Rezende. “Mas nós vamos voltar a avaliar a rede das operadoras daqui a três meses e, se a gente verificar que houve queda na qualidade do serviço, essas promoções podem ser suspensas”, completou.

Queixas

Na quarta-feira, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça informou que a telefonia celular foi a líder de queixas nos Procons do país em 2012.

De acordo com o boletim do Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec), do total de 1.877.966 de queixas recebidas no ano passado, 172.119 (9,17%) foram provocadas por problemas com telefonia celular.