Superintendente destaca ações da Educação no Piauí

22/03/2018 14h46


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarEllen Gera, superintendente de ensino superior da Seduc.(Imagem:Alepi)Ellen Gera, superintendente de ensino superior da Seduc.

O superintendente de ensino superior da Secretaria Estadual de Educação, Ellen Gera, afirmou nesta quinta (22) que 75% dos piauienses residentes nas cidades do interior já podem fazer vestibular, graças à implantação da Universidade Aberta do Piauí pelo governo estadual.

Ele disse que atualmente a UAP atende 102 municípios, mais ainda este ano deverá ser implantada em todos os outros, transformando o Piauí no único Estado do Brasil onde existe a possibilidade das pessoas cursarem o ensino superior em qualquer uma das cidades.

Ao falar sobre a educação no seminário Pensar Piauí, Ellen Gera disse que 177 mil pessoas estão matriculadas no EJA (programa de Educação de Jovens e Adultos), sendo que em 2010 esse número era de apenas 104 mil. Disse também que o Piauí é o Estado brasileiro com maior percentual de crianças de 4 e 5 anos frequentando as escolas municipais, estaduais ou particulares.

Afirmou ainda que o Piauí está em terceiro lugar no Brasil no número de crianças que concluem o ensino fundamental e, também, em terceiro lugar no País no número de jovens que estão cursando o ensino médio.

Afirmou também que somente dois estados brasileiros cumprem a meta traçada pelo Ministério da Educação sobre o acesso de crianças e adolescentes às escolas. São eles o Pernambuco e o Piauí. Somente quatro estados conseguiram nota positiva do MEC na aprovação de alunos nos ensinos fundamental e médio: Amazonas, Goiás, Pernambuco e o Piauí. “Quanto ao ensino superior, estamos conseguindo mais aprovações de alunos das escolas públicas no Enem e lembro que as pessoas com formação superior tem 2.5 mais chances de ter um melhor salário que os demais trabalhadores”, assegurou.

Ellen Gera lembrou que somente a rede estadual tem 320 mil alunos em 660 escolas espalhadas por todo o Estado. No Piauí, além das escolas estaduais, temos 432 particulares e 3.779 municipais, mas apenas cerca de 10% delas tem bibliotecas. A internet está disponível em cerca de 30% delas, sendo que as escolas do Estado tem cerca de 11 mil computadores, número muito superior ao das escolas municipais e particulares. “Temos feito um esforço muito grande e essa situação tem melhorado, mas ainda precisamos fazer mais”, afirmou.

Para finalizar, o superintendente informou que em 2010 haviam 987 mil estudantes nas escolas públicas e privadas, mas esse número foi caindo e em 2014 era de apenas 873 mil. “Mas, em 2016 esse número voltou a subir e em 2017 já havia passado para 975 mil, ou seja, mais estudantes do que em 2010. Piauí, em termos percentuais, é o Estado que mais cresce na área da educação”, frisou.

Metade dos professores da UFPI possuem doutorado

O professor Nelson Juliano, Pró-Reitor de Ensino de Graduação da Universidade Federal do Piauí (Ufpi), doutor em Direito, também falou durante o Seminário. Segundo ele, a Universidade se destaca não só no Estado, mas fora dele, como sendo uma instituição de Excelência. A Ufpi consta de cinco campi, o de Teresina, Parnaíba, Floriano, Bom Jesus e Picos,e atuam em 30 (trinta) pólos em todo o Piauí, tendo trinta mil alunos ativos, com projeção para 40 mil alunos ativos.

Nelson Juliano disse também, que a Universidade tem um quadro de dois mil professores e metade deles com Doutorado. E que todos os docentes seguem o regime de dedicação exclusiva. E que só na área de graduação são ofertadas três mil bolsas de estudos, distribuídas nas áreas de inclusão, extensão e monitoria.

O Pró-Reitor acrescentou que são ao todo, cem cursos de graduação, distribuídos pelos campi. De acordo com ele, dos sessenta cursos presenciais, cerca de vinte deles sã cursos de Excelência Nacional, como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacional (ENADE. E que vinte por cento dos cursos estão nos estratos superiores.Segundo o Pró-Reitor, o curso de Farmácia, da Ufpi, é um dos melhores do país, no ranking.Ele ressaltou que o curso de Direito, nos últimos 15 anos, tem sido o melhor do país. Ele acrescentou que a Ufpi conta com mais de trinta programas de Mestrado e Doutorado, além de projetos de pesquisas e de extensão.“A Ufpi está á disposição para outras parecerias. Nós queremos colaborar e a Universidade quer cumprir sua missão de desenvolvimento do Estado”, finalizou.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: superior, estado, ensino, alunos