Senadora Regina Sousa percorre o Estado debatendo reforma política

27/04/2015 14h00


Fonte ASCOM

Desde fevereiro que a senadora Regina Sousa(PT-PI) está percorrendo o Piauí para debater a reforma de política que está tramitando no Congresso Nacional. A parlamentar já visitou 18 cidades para conversar com lideranças e militantes e ouvir sugestões sobre os principais pontos do projeto de lei. A iniciativa da senadora é elogiada pelos participantes dos debates.

Imagem: FlorianoNewsSenadora Regina Sousa discute sobre a Reforma Política em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

No último final de semana a senadora esteve em Uruçuí, Floriano e Água Branca e reuniu dezenas de pessoas que ouviram e tiraram dúvidas sobre os pontos mais polêmicos do projeto de lei. O fim do financiamento privado de campanhas é um deles. A senadora explicou que o Partido dos Trabalhadores já decidiu que não aceitará mais doações de empresas privadas em campanhas e faz um desafio aos demais partidos a fazer o mesmo.

O fim da reeleição e das coligações proporcionais é consenso entre os parlamentares. Este último item já foi aprovado no Senado. Regina Sousa explicou que a coincidência de mandato está gerando discussões, pois não há acordo se começaria em 2018 ou em 2022. “ A proposta é que o mandato seja somente de cinco anos para todos.” A parlamentar informou que os senadores são contra essa proposta, mas o PT é a favor.

Imagem: FlorianoNewsSenadora Regina Sousa discute sobre a Reforma Política em Floriano.(Imagem:FlorianoNews)

Outro ponto muito discutido é o voto distrital, já aprovado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para as Câmaras Municipais. A senadora argumentou que se for aprovado para os Estados é um retrocesso e a volta do coronelismo. Em Floriano, o deputado estadual Joel Rodrigues se mostrou favorável e disse que se esse critério já estivesse em vigor no Brasil, teria sido eleito. O ex-prefeito da cidade ficou na suplência.

Nos debates a senadora Regina Sousa recebe elogios, pois é a primeira senadora a percorrer o Estado debatendo temas importantes para a população. O professor Francisco Martins, de Uruçuí, disse que é necessário fomentar o debate sobre a reforma política para que as pessoas saibam o que pode mudar na vida delas. “ É a primeira vez na história de Uruçuí que um senador vem debater com a população”, comentou João Alberto de Oliveira, morador da cidade. O vereador Antonio Reis, de Floriano, também elogiou a iniciativa da senadora em se reunir com a população fora do período de campanha.

A senadora Regina Sousa informou que enquanto o projeto não foi votado irá percorrer o Estado falando sobre o mesmo. E pediu aos participantes que levem o debate para os familiares, amigos porque é preciso que as pessoas discutam a reforma política. “ Se alguns pontos forem votados até outubro, como o fim do financiamento privado e coincidência de mandatos já será um grande avanço na democracia brasileira.”

Tópicos: projeto, reforma, senadora