"Se for candidato ao governo, Firmino Filho é favorito", diz Átila Lira

17/11/2017 13h28


Fonte Cidadeverde.com

Bem diferente de boa parte da oposição, o deputado Átila Lira (PSB) mostra muita confiança no prefeito Firmino Filho (PSDB) como candidato ao governo do Estado nas próximas eleições. “Se ele [Firmino] resolver marchar, é favorito”, diz o deputado.

Átila destaca os trunfos que dariam ao líder do PSDB esse favoritismo. “Ele é popular, acreditado, respeitado no Piauí e no Brasil”, afirmou hoje cedo, em entrevista ao Acorda Piauí, na rádio Cidade Verde. Atribui esse reconhecimento particularmente à performance de Firmino na área da educação. “É um prefeito com educação nota 10”, afirmou.

O deputado atribui parte dos feitos no setor ao secretário municipal de Educação, Kleber Montezuma. E até vislumbrou os desdobramentos futuros de uma candidatura do prefeito ao governo: “O Firmino vai ser governador e o Kleber, secretário de Educação”.

Ainda no campo político, Átila Lira disse que certamente será oposição no Piauí. Sobre o rumo partidário que vai tomar, reconheceu as dificuldades que tem no PSB, onde diverge da direção nacional. “Eu sou liberal e eles são stalinistas”, disse, acrescentando que está avaliando as opções partidárias. Mas adiantou que tomará um rumo juntamente com o ex-governador Wilson Martins, presidente estadual do PSB.

Fé na Reforma da Previdência

O deputado Átila Lira disse acreditar na viabilidade na aprovação da reforma da Previdência, prioridade para o governo federal. Para ele, até 15 de dezembro a proposta será aprovada, embora com mudanças substantivas.

Uma das mudanças mais significativas é relacionada aos trabalhadores rurais, que não serão alcançados pelas novas regras. O novo texto deve manter em 15 anos o tempo mínimo necessário para um trabalhador se aposentar, excluindo a proposta inicial que passaria esse tempo para 25 anos.

Átila Lira diz que a principal mudança vai se referir aos grandes salários no setor público. “Não estou me referindo aos barnabés”, ponderou. Segundo ele, as regalias do setor público é que geram os grandes desvios na Previdência. Observa que 1 milhão de pensionistas do setor público representam os gastos de 30 milhões de aposentados do INSS.

Orçamento para BR-135 e Saúde

Átila Lira, que é coordenador da bancada do Piauí no Congresso, disse que o Orçamento da União para o próximo ano vai assegurar os recursos necessários para a reforma da BR-135. Esses recursos, no entanto, serão garantidos através de emenda de bancada.

A bancada piauiense definiu conjuntamente que as prioridades para o próximo ano são a BR-135 e recursos para custeio da saúde nos municípios. Quando às obras estruturantes, o deputado lamenta que a principal reivindicação do Piauí – a Transordestina – está paralisada. Acrescentou ainda que essas obras transformadoras dependem de uma decisão abraçada pelo governo do Estado.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews

Tópicos: deputado, governo, recursos