Marden Menezes pede ajuda federal para evitar fechamento de parque nacional

27/04/2016 10h21


Fonte Alepi

A dificuldade financeira que ameaça o Parque Nacional Serra da Capivara voltou a ser tema de debate na Assembleia Legislativa do Piauí, na manhã de terça-feira (26).

Imagem: AlepiClique para ampliarMarden Menezes (PSDB)(Imagem:Alepi)Marden Menezes (PSDB)

Em pronunciamento sobre o assunto, o deputado estadual Marden Menezes (PSDB) defendeu o requerimento de sua autoria, aprovado por unanimidade, para que seja encaminhado à Presidência da República, apelo do povo piauiense solicitando a destinação dos recursos necessários para a manutenção do parque.

Em defesa do Parque Nacional Serra da Capivara, Marden Menezes defendeu que esse é um patrimônio do Piauí, do Brasil e da Humanidade.

“Trata-se de uma grande riqueza que está na iminência de fechar as portas por negligência do Governo Federal. É inadmissível esse descaso com um local tão importante se consideramos que o Brasil é um país que precisa valorizar os pontos turísticos. Além disso, imaginem o prejuízo que será para toda a humanidade se um parque com tanto valor histórico, arqueológico, cultural e ambiental não for preservado”.


Imagem: DivulgaçãoClique para ampliarParque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí.(Imagem:Divulgação)Parque Nacional da Serra da Capivara, em São Raimundo Nonato, Piauí.
O Parque Nacional Serra da Capivara possui a maior quantidade de sítios arqueológicos das Américas. É considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação (UNESCO). Mantida com doações e recursos do Governo Federal, através de convênios com o Instituto Chico Mendes de Biodiversidade – ICMBio, a unidade de conservação ambiental passa por graves problemas de estrutura, com a demissão de funcionários, abandono e falta verbas para manutenção e segurança, entre outras dificuldades. A direção do parque previu que, se nada for feito, o locals erá fechado em junho próximo.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook

Tópicos: parque, serra, capivara