Gustavo Neiva lamenta o descredenciamento da residência médica do HGV

20/02/2019 14h44


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Gustavo Neiva (PSB)(Imagem:Alepi)Deputado Gustavo Neiva (PSB)

"No primeiro dia deste ano eu ocupei esse espaço para alertar o Governo do Estado sobre a necessidade dos da atualização dos bolsistas residentes da Uespi (Universidade Estadual do Piauí) do Hospital Getúlio Vargas (HGV); que estavam correndo um sério risco de perderem essas residências, que são condições fundamentais para a manutenção dessas residências; que essas bolsas estejam sendo pagas, religiosamente em dia",
lembrou o deputado Gustavo Neiva (PSB), na manhã desta quarta-feira (20), durante o tempo de dois minutos, no Plenário da Assembleia Legislativa.

Segundo ele, o governo não ouviu o seu alerta e, ontem (19), o Conselho Nacional de Residências Médicas, órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), deliberou o descredenciamento da Residência Médica do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina, por falta de pagamento dos bolsistas.

"Isso é um prejuízo irreparável para esses profissionais que estavam nessa residência médica, qualificando-se, e também para o Governo do Estado, porque os residentes que estavam aprendendo e trabalhando no HGV muito contribuem com o atendimento do HGV. O governo não prioriza a educação e chegamos a esse desfecho triste, onde o Conselho Nacional de Residências Médicas resolveu descredenciar pela reincidência do mesmo problema que é a falta de pagamento da residência médica dos bolsitas do HGV",
observou o parlamentar.

Neiva ressaltou que muitas vezes o líder do Governo, deputado Francisco Limma (PT), pode até achá-lo uma pessoa antipática e chata, mas que as críticas feitas por ele são construtivas. E que espera que o Governo possa escutar essas críticas e não deixar a situação chegar ao fundo do poço, como chegou agora, por falta de planejamento do Governo.

"Pelo que vários médicos me enviaram, talvez a decisão, de caráter irrevogável, seja pela reincidência ocorrida aqui no Piauí. Espero que consigamos reverter essa situação mesmo tardiamente", finalizou o deputado Gustavo Neiva.

Há solução

O deputado Francisco Costa (PT) respondeu ao apelo do deputado Gustavo Neiva e disse que ainda existe a possibilidade de reconsideração pelo Conselho Nacional de Residência Médica e que o Governo do Estado vai buscar um acordo para garantir a permanência dos residente no HGV.

"Nós já temos inclusive uma legislação própria, que regulamenta a bolsa da residência médica, para que ela seja inclusa na folha de pagamento do Estado, normalmente, para que de uma vez por todas, a gente evite qualquer atraso para esses profissionais",
concluiu o parlamentar.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews