Flora Izabel participa do lançamento do programa Amigos do Peito

03/08/2015 13h30


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarFlora Izabel (PT)(Imagem:Alepi)

A deputada estadual Flora Izabel (PT) participou nesta segunda (3), no bairro Dirceu Arcoverde, em Teresina, do lançamento pela Secretaria de Estado da Saúde do programa "Amigos do Peito".

A Sesapi equipou com mamógrafos duas carretas que vão percorrer os municípios do Piauí, realizando exames de mamografia e ultrassom mamário.

Flora Izabel ressaltou a importância do autoexame para detectar o tumor mamário precocemente, bem como a importância de uma boa alimentação, da prática de exercicio físico e da visita regular ao médico, que deve ser mais frequente com o avançar da idade.

Flora lembrou que em 2014, o Piauí registrou 152 óbitos por câncer de mama (neoplasia maligna). Ela advertiu que a previsão é de que 520 novos casos sejam registrados este ano no Piauí.

O deputado Antonio Félix questionou sobre os procedimentos após a realização dos exames, no caso da mulher atendida pelo Programa ter o câncer diagnosticado. Flora explicou que a paciente é encaminhada para atendimento especializado, onde serão realizados exames complementartes e acompanhamento médico.

Os deputados Dr. Pessoa (PSD), Dr. Hélio (PTC) e Juliana Moraes Souza (PMDB) destacaram a importância do tema. Dr. Pessoa lembrou que o Hospital São Marcos é o único a atender pacientes com câncer, embora o Hospital Universitário já esteja se preparando para também realizar esse tratamento.

Dr. Hélio defendeu que o atendimento seja levado a um maior número de pessoas, pois falta acesso aos exames para detectar o câncer precocemente.

Já a deputada Juliana Moraes Souza reclamou da qualidade do atendimento aos pacientes no Hospital Regional Dirceu Arcoverde, em Parnaíba.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook