Estado qualifica 300 jovens por meio do Pronatec

04/06/2015 10h00


Fonte Governo do Piauí

O governador Wellington Dias e a secretária Estadual da Educação, Rejane Dias, entregaram, na noite da quarta-feira (03), o certificado de conclusão nos cursos técnicos em administração, contabilidade, recursos humanos e instrumentos musicais, oferecidos pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a 89 jovens. Com isso, novos profissionais qualificados estão aptos a entrar no mercado de trabalho piauiense.

A solenidade de formatura, realizada no Teatro 4 de Setembro, contou com a presença de padrinhos e familiares dos concludentes.Os formandos fizeram parte de 12 turmas espalhadas pelos municípios de Teresina, Altos e Demerval Lobão.

Imagem: Paulo BarrosSolenidade de Colação de Grau dos Alunos concludentes do PRONATEC.(Imagem:Paulo Barros)

Gabriel Batista, de 17 anos, não escondia a ansiedade para receber o diploma simbólico de técnico em administração. O aprendizado, adquirido na Unidade Escolar Professor Edgar Tito, bairro Memorare, zona norte da capital, o adolescente pretende aproveitar na faculdade de ciências contábeis. “Hoje dou um passo importante para meu curso superior e minha vida profissional”, revelou o adolescente.

A comerciante Ana Lúcia Cunha, 27 anos, voltou à sala de aula através do Pronatec. Ela mora em Demerval Lobão, onde possui um pequeno negócio. O curso técnico em administração será muito útil no dia a dia. “Tive professores preparados e aprendi a administrar melhor”, ressalta a comerciante.

Imagem: Paulo BarrosSolenidade de Colação de Grau dos Alunos concludentes do PRONATEC.(Imagem:Paulo Barros)

Ao todo, 305 alunos, de 54 turmas do Pronatec em todo o Piauí, colarão grau nesse primeiro semestre. Os cursos duram, em média, 18 meses. O programa está presente em 37 municípios e alcança a marca de 5.700 alunos matriculados em pouco mais de 2 anos de execução.

“Queremos chegar aos 224 municípios piauienses e seremos incansáveis para alcançar essa meta. Qualificação gera inclusão e oportunidade à nossa juventude”, disse a secretária da Educação, Rejane Dias.

O governador Wellington Dias, que enquanto senador atuou em prol da criação do Pronatec, destacou a importância do programa para o desenvolvimento do Brasil e do Piauí. Dias solicitou à presidente Dilma Roussef a abertura de 20 mil vagas do Pronatec para o estado. “A ideia é ampliar na modalidade presencial e à distância, para que tenhamos cursos de muita qualidade e nas áreas em que temos necessidade em cada um dos 11 territórios de desenvolvimento do Piauí. Conhecimento casado com uma profissão é o grande segredo”, destacou o governador.

Imagem: Paulo BarrosSolenidade de Colação de Grau dos Alunos concludentes do PRONATEC.(Imagem:Paulo Barros)

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews