Dr. Hélio elogia governo pelos avanços no sistema penitenciário

17/11/2017 13h25


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarDeputado Dr. Hélio (PR)(Imagem:Alepi)

O deputado Dr. Hélio (PR) usou o tempo de dois minutos destinados aos pequenos avisos, na manhã de quinta-feira (16), para comemorar os avanços que o sistema prisional piauiense vem alcançando.

O parlamentar esteve, na última segunda-feira (13), na cidade de Campo Maior para participar da inauguração da Penitenciária Regional de Campo Maior.

A nova unidade, que abriu mais 160 vagas no sistema prisional do Piauí, leva o nome do agente penitenciário José de Arimateia Barbosa Leite, falecido em agosto deste ano em acidente automobilístico, em proposta do deputado Dr. Hélio.

“Estive em Campo Maior na segunda-feira numa ação importante, entregando equipamentos estruturantes para a segurança pública do Estado, que é a unidade prisional, no qual homenageamos um agente que faleceu vítima de acidente de trânsito. A Penitenciária Regional de Campo Maior está dentro dos padrões de segurança predeterminados pelo DEPEN, com a possibilidade de abertura de mais 163 vagas no sistema prisional. Com essas já são 450 novas vagas que estão sendo disponibilizadas no Sistema que sofre com a escassez de vagas em todo o país. O Brasil é o país com maior número de encarceramento da América Latina e ocupa o 4º lugar no mundo. O Piauí também tem suas dificuldades, mas tem um planejamento que está em andamento e seguramente, até o final de 2018,
nós estaremos entregando ao sistema 1000 novas vagas”,
disse o deputado.

“Estamos com uma abra bastante avançada que é a da Cadeia Pública de Altos, com as mais de 600 vagas e além disso, com investimento de recursos do fundo penitenciário, pela primeira vez nós tivemos oportunidade de estruturar o sistema com muitos equipamentos de proteção individual, pistolas, munição, coletes e agora pela manhã estivemos na Major César entregando uma viatura e também esses equipamentos",
comemorou.

O orador ressaltou que o sistema prisional piauiense, em breve, será modelo para o Brasil. "Somando-se a isso a clareza em entender que há necessidades dessa estrutura para que estejam ali quem deve e merece estar encarcerado. E há também a compreensão do Governo que precisamos aproveitar a oportunidade e criar as condições para que os detentos continuem estudando e tendo a possibilidade de fazer cursos profissionalizantes. O Piauí possui o maior índice de estudantes na população carcerária, são mais de 30%. Então ficamos felizes com esses números”, concluiu Dr. Hélio.

A construção das Penitenciárias de Campo Maior e Altos faz parte do programa de estruturação do sistema prisional executado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, com a finalidade principal reduzir o índice de superlotação nos presídios e modernizar sistema penitenciário estadual, garantindo humanização e segurança.

Confira as últimas notícias sobre Política: florianonews.com/politica
Siga @florianonews e curta o FlorianoNews