Audiência Pública discute situação financeira do SUS

23/06/2016 11h27


Fonte Alepi

Imagem: AlepiClique para ampliarFlora Izabel (PT)(Imagem:Alepi)

A redução dos recursos do SUS (Sistema Único de Saúde) será objeto de discussão na próxima terça-feira (28) no plenarinho da Assembleia legislativa, às 9 horas, com representantes de Brasília, e de diversos órgãos públicos do Piauí.

O encontro será em reunião conjunta das Comissões de Finanças, sob a presidência da deputada Flora Izabel (PT) autora do requerimento aprovado na última segunda-feira, dia 20, e da Comissão de Saúde Pública, sob a presidência do deputado Dr. Hélio (PR).

Segundo a parlamentar petista a solicitação para a Audiência “partiu de representantes do Sistema Único de Saúde do Piauí” com a finalidade de debater a redução dos investimentos públicos daquele setor em razão da crise econômica”.

Na justificativa do requerimento a deputada explica que “o Sus é uma das principais conquistas sociais do país”. Ela citou a efetivação do Programa Mais Médicos, do Aqui tem Farmácia Popular são exemplos dos esforços para essa conquista da sociedade brasileira.

Flora lembrou que os movimentos populares é fruto da democracia após a Constituição federal de 1988. Citou que o SUS foi fortemente atingido com a redução dos investimentos e subfinanciamentos.

PEC – A parlamentar afirmou ser “importante a luta pela aprovação da PEC 01/2015 para aumentar os recursos do Sistema Único de Saúde”. A previsão é de R$ 40 bilhões para novos investimentos, provenientes da União, Estados, Distrito Federal e Municípios.

Flora acrescentou a “necessidade da luta contra a PEC 451, de iniciativa do então deputado Eduardo Cunha, com o objetivo de acabar com o Sus público e universal em benefício dos planos de saúde.

Para ler mais notícias do FlorianoNews, clique em florianonews.com/noticias. Siga também o FlorianoNews no Twitter e no Facebook